Leia para uma criança

   Oi gente, tudo bem? Quem lembra desse vídeo aí de cima? Ele fez parte de uma campanha lançada ano passado pela Fundação Itaú Social para incentivar o hábito de ler para crianças.
   Funcionou assim: cada pessoa que se interessasse pela iniciativa podia entrar no site e solicitar a coleção composta por três livros infantis para ler para crianças, os livros foram enviados gratuitamente.
   Pedi minha coleção, demorou um pouco para chegar, mas chegou. Os livros vieram nesse envelope aí em baixo (achei uma graça esse detalhe da carinha sorridente com óculos), veio um adesivo "Eu leio para uma criança" e um folheto com algumas dicas e instruções para tornar a leitura mais proveitosa.
   Os livros são: "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado" (o mais lindo visualmente, conta a história de um ratinho que queria se esconder de um urso que queria pegar seu morango), "Poesia na varanda" (uma história em forma de poema) e "Lino"(Lino mora numa casa de brinquedos com sua melhor amiga, Lua, até que eles se separam e Lino deseja reencontrá-la.). Os livrinhos são lindamente ilustrados, as histórias são muito bonitas e todo o projeto gráfico dos livros é muito bem feito. Enquanto olhava as páginas, ia me lembrando de quando tinha seis anos de idade e estava descobrindo o quanto era bom ler, nunca me esqueci de alguns livrinhos que li na primeira série na escola. Já li para três crianças que gostaram muito.
  " -Histórias podem mudar a história de uma criança. Crianças que ouvem a leitura de histórias aprendem melhor, desenvolvem a capacidade de se expressar e se comunicar com os outros.
   -Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos.Quando um adulto lê para uma criança, oferece a ela o acesso à cultura, ao lazer e à educação. Além disso, a leitura aproxima o adulto e a criança e possibilita que compartilhem bons momentos.
   -As crianças de hoje cuidarão do país amanhã. São 18 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos que definirão o futuro do país daqui a 30 anos.
   -Você pode ser um grande leitor. Aventure-se e leia. Ao ouvir sua leitura, a criança vai se familiarizando com a linguagem, construindo seu vocabulário e ampliando sua capacidade de compreender o mundo."
   Incentivar o hábito da leitura e contribuir para a formação de novos leitores é muito importante e nem é tão difícil assim, o folheto que veio junto com os livros traz algumas dicas: deixe os livros ao alcance das crianças para que elas possam explorá-los e conhecê-los; ler em voz alta é melhor que contar e dramatizar a história por que garante o acesso da criança ao universo da escrita; deixar a criança falar sobre a história enquanto você lê torna a leitura mais significativa, faz com que a criança participe mais da leitura.
   O estoque de coleções acabou, mas o pontapé inicial para a formação de novos leitores já foi dado. Que tal ler para uma criança? Você já fez isso alguma vez? Lembra dos primeiros livros que leu na infância?
   Saiba mais sobre a Fundação Itaú Social www.fundacaoitausocial.org.br .
   Páginas dos livros no Skoob (vale a pena dar um olhada e saber um pouco mais sobre eles):
Lino 
Me adiciona no skoob. Twitter: @marijleite (sigo de volta). Curta a página do blog no facebook (em breve teremos novidades lá). Página do blog no G+.

9 comentários

  1. Que excelente post,Mari!

    Ler para as crianças incentiva mesmo os pequenos a gostarem da leitura.

    Amei o vídeo e as imagens dos livrinhos.

    Pena que já deve ter terminado essa entrega.


    Bjs e linda semana

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por comentar! É muito importante incentivar as crianças a gostar de ler; acredito que surgirão novas campanhas de incentivo à leitura, é só ficar de olho :) .

      Excluir
  2. Essa campanha feita pelo Itaú tem uma proposta excelente. Também recebi alguns livrinhos, mas diferentes dos teus, hehehe. Muito fofos por sinal.

    Obs.: Tem um meme pra ti no meu blog: http://nandarilha.blogspot.com.br/2013/01/meme-perguntas.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por comentar e pelo meme, assim que possível vou repassá-lo aqui no blog :) .

      Excluir
  3. Essa propaganda do itaú me dá vontade de voltar a ser criança! E o projeto é lindo! Ah...
    Dia 01 de fevereiro o meu blog, o "Cadê meu Chapéu?" completa 6 meses de existência e para comemorar resolvemos criar uma promoção para as nossas leitoras!
    O prêmio? Um vale de 2 produtos que somem até R$50,00 na Lojinha Virtual do Cadê Meu Chapéu!

    Pra concorrer é só acessar o link: (ainda tem 3 chances extras) http://cademeuchapeu.wordpress.com/2013/01/22/promocao-6-meses-do-blog/.
    Boa Sorte! E se gostar do blog, curte e deixa um comentário também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por comentar. Que interessante o nome do seu blog, desde já, parabéns pelo aniversário dele.

      Excluir
  4. Recebi os livros e amei como sou professora li para neus aluninhos que também adoraram. Já estiu aguardando a próxima etapa.

    ResponderExcluir
  5. É incrível ver os olhinhos das crianças brilhando ao ver esses livros, né?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo