Resenha: livro "Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano"

   O livro que vou resenhar hoje se chama "Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano", escrito pelo Padre Fábio de Melo. Minha irmã comprou esse livro e quando li a contracapa fiquei muito curiosa para ver como era a história.
Capa do livro "Tempo de esperas" do Padre Fábio de Melo resenha
contracapa do livro Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano do Padre Fábio de Melo

   Tudo começa quando Alfredo, um jovem de vinte anos, estudante do terceiro ano de Filosofia, escreve uma carta para Abner, um antigo e conceituado professor de Filosofia que, anos antes, havia dado aulas na Universidade em que Alfredo estuda.
   Alfredo passou por uma desilusão amorosa, ele que até então só pensava em ser reconhecido e prestigiado como filósofo, conheceu Clara e se apaixonou por ela, mas ela o deixou. Alfredo ficou sabendo que Clara tinha ido embora com um vendedor de flores. Isso foi demais para o coração obcecado por respostas filosóficas de Alfredo, ele não conseguia entender como Clara podia ter o trocado por um simples vendedor de flores.
   Atormentado por essa dor de amor e sem conseguir encontrar ao seu redor alguém que pudesse ajudá-lo e ouvi-lo, Alfredo, orientado por um de seus professores, escreve para Abner contando seu sofrimento.
   O rapaz também não entende como Abner foi capaz de abrir mão de tudo o que havia conquistado para levar uma vida simples, longe das glórias da vida acadêmica. Como Abner podia não querer mais aquilo que era o grande objetivo de vida de Alfredo?
   Na troca de cartas, Abner vai mostrando para Alfredo uma outra forma de enxergar a vida. Mostrando que a simplicidade que o jovem tanto despreza é um ótimo caminho para se chegar até a felicidade. Que não é preciso fazer milhões de perguntas e tentar achar respostas para tudo na vida e que não adianta viver planejando um futuro sem aproveitar e prestar atenção no presente.
   E tem uma surpresa na penúltima carta. Um fato novo que muda muita coisa na trama, mas eu não vou contar o que é. Me surpreendi muito com esse livro; achei que por ser classificado como "religioso" (no folheto onde minha irmã comprou), seria um livro chato, mas não é. O padre Fábio de Melo conseguiu contar uma história interessante e que faz com que o leitor não queira parar de ler até chegar a última página, mas sem deixar de passar a sua mensagem e a sua fé.
bonequinha pétalas de liberdade
   Sobre o aspecto visual, achei a capa bonita, o tamanho da letra é bom e as margens tem um tamanho ótimo, não é preciso ficar dobrando e virando o livro para conseguir ler o texto até o final.
   O livro tem muitas frases inspiradoras, escolhi alumas para mostrar para vocês:
 "Tudo o que nos envole, de alguma forma, define-nos.(...) Todos os limites que estão fora, de alguma forma, repercutem dentro de nós." (Abner, página 29)
 "Há pesos que só percebemos depois que deles nos livramos." (Abner, página 29)
 "A raiva nos retira a capacidade de analisar as palavras que nos desafiam." (Abner, página 40)
 "A alegria apressas as horas. O sofrimento paralisa." (Alfredo, página 68)
 "Pessoas são como livros, Alfredo. Precisam ser lidas. Não pare nas capas. Há muita riqueza escondida em capas pouco atraentes." (Abner, página 71)
   Como já disse anteriormente, me surpreendi muito com o livro. Gostei de aprender um pouco mais sobre filosofia e sobre o universo dos filósofos. Me identifiquei em vários pontos com os personagens, Alfredo e eu "sofremos de juventude" mas penso como Abner em muitos aspectos. As verdades que o personagem Abner dizia para Alfredo serviam para mim também (Abner é muito bom em falar umas verdades, "mexer na ferida"). Enquanto acompanhava o florescer de Alfredo, ia refletindo sobre minha vida.
----------
   Site do autor (que também nasceu em Minas Gerais): www.fabiodemelo.com.br . Site da editora: www.editoraplaneta.com.br . Número de páginas: 168 páginas. ISBN: 9788576656777.
   Onde comprar: Fnac R$15,90(promoção); Saraiva R$15,90; Livraria da Folha R$19,90; Folheto Avon Moda & Casa: R$ 21,49 (campanha 07/2013, foi onde minha irmã comprou, comprando com uma revendedora Avon não precisa pagar frete).
----------
   Assim como na minha última resenha, fiz um joguinho mais cedo: postei no twitter, na página do blog e num grupo do Facebook a capa do livro "camuflada" para ver quem descobria qual era o livro, em menos de cinco minutos o Luís Guilherme (do Blogue do Luís) acertou e a Aline Fratoni (o Flickr dela tem fotos lindas) também acertou. Parabéns garoto e garota esperta!
   Por ter gostado tanto do livro, ele é o meu indicado no Meme de incentivo à leitura que recebi da Mari Araújo do blog La Papeterie .
    Gostaram da resenha? Espero ter conseguido passar para vocês um pouco do que eu aprendi com esse livro.
 Twitter:@marijleite (sigo de volta)| facebookMe adicione no G+Skoob (me adiciona)

21 comentários

  1. Ah que legal, adorei sua resenha e confesso que achei que o livro era religioso e como eu não sou católica já estava torcendo o nariz pra ele uhahaha.
    Gostei muito da maneira que vc escreve, já vou fuçar aqui pra ver resenhas de outros livros, e vou por o blog nos meus favoritos pra visitar sempre, estou falando sério hein, vai me ver sempre por aqui, bjos e obrigada por colocar o meu Flickr =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, garota esperta que descobriu rapidinho o nome do livro!
      Fico muito contente que tenha gostado da minha resenha e do blog, espero te ver mais vezes aqui.
      Me surpreendi muito com esse livro, no início também fiquei com um pé atras por ser o livro de um padre, mas como disse na resenha, não é um "livro religioso", é um livro que conta uma história, mostra a mudança para melhor de uma pessoa, fala sobre a vida e sobre o que é realmente importante, independente de que religião a pessoa siga ou não. É muito bom!

      Excluir
  2. Ah que legal, adorei sua resenha e confesso que achei que o livro era religioso e como eu não sou católica já estava torcendo o nariz pra ele uhahaha.
    Gostei muito da maneira que vc escreve, já vou fuçar aqui pra ver resenhas de outros livros, e vou por o blog nos meus favoritos pra visitar sempre, estou falando sério hein, vai me ver sempre por aqui, bjos e obrigada por colocar o meu Flickr =)

    ResponderExcluir
  3. Gente to lôuco para ler esse livro!
    Falta só um pouquinho de tempo hehehe
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar desse livro, quando ler me conta o que achou.

      Excluir
  4. Já faz tempo que quero ler um livro do Pe. Fábio de Melo... gostei da tua dica, esta parece ser uma excelente opção. Às vezes ficamos tão preocupados e obcecados em fazer planos que esquecemos que a vida segue um curso independente do que achamos que será o melhor para nós... esquecemos de viver o presente, de achar na simplicidade das coisas sua real beleza e o verdadeiro aprendizado.

    Obrigada pela indicação ao meme, logo postarei no meu blog. Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, creio que você vá gostar quando ler um livro escrito pelo Pe. Fábio de Melo, pelo que pude perceber em "Tempo de esperas", a forma como ele escreve é muito boa, faz com que o leitor continue lendo e lendo até chegar na página final.

      Excluir
  5. Gostei sim!!! Obrigada pela indicação!!! (Publicar um livro já pensei sim... O problema é que as editoras cobram pela publicação, algumas os valores são bem elevados... Mas quem sabe uma hora dessas saia o tal do livro ehehehe)... Obrigada pelo seu comentário!!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, fico na torcida por você, seus textos são ótimos.

      Excluir
  6. Seguindo bjsss
    http://apensasrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei q resenha bem feita mas é o tipo de literatura que realmente não curto.
    Beijos
    Luíza
    http://cademeuchapeu.com

    ResponderExcluir
  8. um nome de um autor conhecido pode chamar atenção, para outros o efeito é o contrário, ainda mais em se tratado de alguem que aparece fazendo outra coisa na mídia... vc também poderia fazer uma resenha mais resumida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha que a resenha ficou muito grande? Olha que eu já fiz maiores, hein? Mas estou procurando melhorar.

      Excluir
  9. Deve ser bacana esse livro do PE Fábio de Melo!

    ResponderExcluir
  10. Uau este deve ser muito bom.
    É o único padre que quebra o protocolo de fazer livro baseado no
    novo testamento. Padre Marcelo e Padre Reginaldo fizeram livros
    baseados no texto bíblico. Já este mudou, escreveu uma história edificante.

    Gostei.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, é realmente muito bom. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo