Resenha: livro "Babyji", Abha Dawesar (e sorteio)

   Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Babyji" da escritora Abha Dawesar publicado no Brasil pela Sá Editora em 2009.
 Capa do livro Babyji, Abha Dawesar, Sá Editora, Índia, resenha
Sinopse, Contracapa do livro Babyji, Abha Dawesar, Sá Editora
   "Babyji" se passa na década de 90, em Nova Délhi, na Índia. Uma cidade quente, poluída, onde os ônibus andam superlotados, quedas de energia e falta de água acontecem com frequência e o sistema de castas vigora (se a pessoa nasce numa família de casta inferior, ela será sempre inferior aos que nasceram numa casta superior, é mais ou menos isso). É em Délhi que Anamika mora com seus pais, é ela quem nos conta sua história nesse livro: seus amores, suas amizades, seus medos, suas vontades.
   Anamika é uma garota de dezesseis anos, de classe média, estudiosa. É a chefe dos representantes de classe da sua escola, que tem mais ou menos 6000 alunos, um cargo bem importante.
   Depois de ler o Kama Sutra ela começa a despertar seu interesse sexual; ao longo da história ela se envolve com uma mulher divorciada, com a empregada de sua casa que é de uma casta inferior e com uma colega de classe; são seus casos, como ela gosta de dizer.
   Tem também um flerte com o pai de um amigo; uma relação complicada de rivalidade com um colega de classe encrenqueiro; a convivência com os pais que, muitas vezes, não é fácil nessa idade; uma onda de protestos de estudantes no país. Não é pouca coisa para uma garota de dezesseis anos, não acham?
   E é no meio de tudo isso que Anamika tenta se encontrar, achar as respostas para suas perguntas, entender a vida, o que é certo e o que é errado, escolher seu caminho.
   Separei alguns trechinhos para vocês:
   "Eu amava Matemática. Ao contrário da Física, que me dava dor de cabeça, e que depois arruinou minha vida ao colocar ideias em minha cabeça, a Matemática era abstrata."  (página 80)
   "Era assim que as mulheres amavam? Como escravas? Devotas? Não admira que os homens não as valorizem. Minha mãe vivia correndo atrás de meu pai, limpando tudo. Minha tia limpava a sujeira de meu tio, minha avó de meu avô. Por um lado isso me deixava louca da vida. Mas por outro, eu achava que ser um pequeno príncipe me servia." (página 145)
   "'Eu tenho que saber a verdade. A verdade é tudo.'
   'A verdade sobre o quê?'
   'A verdade sobre a vida e sobre o amor. A verdade sobre a própria verdade.' Eu queria começar a chorar. Por que uma pessoa que soubesse tudo não podia simplesmente sentar e me contar? Por que é que ninguém sabia de nada? Como é que bilhões de pessoas que haviam passado por este planeta por milhares de anos ainda não tinham descoberto as respostas a essas perguntas? Eu morreria se não descobrisse logo. Era a única coisa que me interessava. Todo o resto repousava sobre isso." (página 166)
    A história é envolvente, a descrição dos lugares e dos sentimentos é ótima, dá pra sentir a angústia da Anamika em algumas partes do livro. Ela é uma personagem muito real, com seus erros e acertos, com suas boas e más ações.
   A cada página eu ia me apegando mais a história, me aproximando da Anamika, torcendo por ela; me surpreendendo com essa garota de outra época, país e religião, tão diferente e  ao mesmo tempo tão parecida comigo e com todos os outros jovens e adolescentes do mundo. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a gente sempre vai tentar entender o mundo e as pessoas, questionar a religião e as tradições, buscar o sentido da vida.
   Quando os últimos capítulos se aproximavam eu pensava: "Ah não, o livro já tá acabando e não vai dar tempo de acontecer as coisas que eu quero". Eu poderia dizer que não gostei do final, que não tem um final, mas pensando bem, Anamika consegue entender seus pais, resgata seu amor por eles, entende e revê seus valores, amadurece, consegue entender as pessoas e encontrar o real sentido da vida: viver.
   Foi muito bom poder ler esse livro, gostei bem mais do que esperava, é um dos poucos que pretendo reler quando puder. É muito mais do que uma história sobre as descobertas sexuais de uma garota indiana, é um livro sobre o descobrimento da vida.
Livro Babyji, Abha Dawesar, Sá Editora
 Sobre a autora Abha Dawesar, marcador de páginas com oração de São Jorge
   Falando sobre a parte visual do livro: a capa é linda; nas minhas fotos o tom de azul ficou um pouco diferente, ele é mais vivo, combinou com o vermelho; é um dos livros mais bonitos que tenho. As páginas são brancas, o tamanho da letra e das margens é bom. Tem várias notas técnicas no rodapé das páginas explicando o sentido de alguma palavra em híndi ou em outra língua que aparece no texto, aprendi várias palavras novas.
   Junto com o livro veio um marcador de páginas com a oração de São Jorge. O marcador é desse livro. O catálogo da Sá Editora é bem interessante.
   Sobre o livro: 384 páginas, ISBN: 9788588193406, literatura indiana. Página do livro no Skoob, página no FacebookOnde comprar: no site da editoraSaraivaAmericanasMartins Fontes.
   Sobre a Editora:
   Fundada em São Paulo, em dezembro de 2000, a Sá Editora chegou ao mercado tendo como primeiro título A Noite dos Desesperados, obra do norte-americano Horace McCoy, inspiradora do clássico homônimo do cinema.
   O livro de lançamento da nova casa editorial imprimiu um diferencial: a publicação de obras de qualidade na área de ficção e não-ficção, sempre com tratamento editorial único. Clique e continue lendo.

SORTEIO
   A Sá Editora disponibilizou um exemplar do livro "Babyji" para ser sorteado no blog. Para participar você precisa:
- Curtir a página da editora no Facebook: www.facebook.com/saeditoraoficial.
- Curtir a página do blog no Facebook:www.facebook.com/petalasdeliberdade.
- Preencher o formulário abaixo com seu nome, e-mail para contato e link do seu perfil no Facebook até dia 15/08/2013.

   E tem as chances extras se você quiser aumentar suas chances de ganhar:
- Se você compartilhar publicamente a imagem do sorteio (link da imagem) no Facebook, coloque no campo chance extra o link do seu compartilhamento e preencha o formulário mais uma vez.
- Se você seguir a Sá Editora (@saeditora), me seguir (@marijleite) no Twitter e twettar a frase: "Quero ganhar o livro "Babyji" da @saeditora que a @marijleite está sorteando: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/07/resenha-livro-babyji-abha-dawesar-e.html . " , coloque no campo chance extra o link do seu twitter e preencha o formulário mais uma vez.
- Se você for seguidor do blog Pétalas de Liberdade, coloque no campo chance extra o seu nome de seguidor e preencha o formulário mais uma vez.
- Se você tiver adicionado a página do blog no G+, coloque no campo chance extra o link do seu perfil no G+ e preencha o formulário mais uma vez.
- Se você segue o blog no Bloglovin, coloque no campo chance extra o link do seu perfil no Bloglovin e preencha o formulário mais uma vez.
   As inscrições vão até dia 15 de agosto, quinta-feira, na sexta sai o resultado aqui no blog e o vencedor tem até segunda, dia 19, para responder o e-mail que enviarei me informando o endereço para entrega do prêmio; o sorteio será refeito caso o vencedor não entre em contato. O envio do livro será feito pela Sá Editora. Alguma dúvida?

   Espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém já leu esse livro? Boa sorte no sorteio!
   Muito obrigada Sá Editora pela atenção e confiança, parabéns pelo trabalho!

   Me acompanhem nas redes sociais: Twitter:@marijleitefacebook | Me adicione no G+Skoob|GoodreadsBloglovin (receba todos os posts do blog no seu e-mail)|Flickr. 

45 comentários

  1. Esse livro me lembrou algumas coisas que aprendi sobre a cultura árabe com o livro Princesa Sultana... são histórias que igualmente falam sobre as restrições das mulheres na sociedade em que vivem e suas descobertas e lutas. Gostei da resenha, já estou participando da promoção :)
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, a vida das mulheres em países diferentes pode não ser parecida com a nossa em muitos pontos, né?! Fico contente que tenha gostado da resenha, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  2. Menina que leitura interessante.
    Sexo em um lugar super improvável né?
    Bjus!

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dimas, é um livro muito interessante mesmo. Obrigada pela visita e comentário

      Excluir
  3. Adoramos sua resenha e sua leitura que revela muito mais do livro para outros leitores! Obrigada por partilhar suas impressões sobre este livro tão especial que editamos.
    Abraços da Eliana Sá, Sá Editora
    Www.saeditora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, fico super contente por você ter gostado da resenha. Muitíssimo obrigada pela oportunidade de ler esse livro tão interessante e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  4. A resenha do livro ficou demais. Se no livro tem algo sobre Kama Sutra eu quero esse livro. Já me inscrevi no sorteio e que esse livro.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado da resenha, boa sorte no sorteio e obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  5. O post ficou muito bom, não conhecia o livro ainda, mais a história parece bem interessante...

    Confissoes-de-um-garoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, é mesmo um livro muito interessante; obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  6. Não conheço este livro boa sorte a todas
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você já sabe mais um pouquinho sobre ele :) . Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas adorei a resenha!

    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, Rafa, obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  8. Que sorteio lega, vou participar. O livro parece muito bom.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmin, é mesmo um ótimo livro. Boa sorte e obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  9. Já ouvi falar desse livro, mas confesso que não me atraiu tanto. Por isso acho um pouco injusto participar, enquanto outras pessoas querem ganhar, entendes?
    beijooos
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, entendo sim; num primeiro momento também não imaginei que esse livro pudesse ser tão bom quanto foi, se mudar de ideia, boa sorte. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  10. gostei da sua resenha, mas não é o gênero que curto >.<

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, pelo pouco que te conheço, acho que esse livro tem algumas coisas que não te agradariam muito; mas mesmo assim, teria várias partes que acho que você gostaria. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  11. Ain, parece muito, muito, muito bom!

    beijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esteffani, é um ótimo livro. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  12. Adoro resenha de livros, ainda não li este .. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também gosto de resenhas; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  13. nossa bem interessante esse livro, uma indiana bem pra frente essa kkk, ter 3 casos super diferentes, e varias questões da nossa realidade nesse livro, muito bom


    Faça uma visita: http://taycomarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taymara, a Anamika é mesmo "pra frente", uma personagem muito interessante. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  14. Encantador, a temática é diferente mas adorei!
    Ah, essa é a primeira vez que acesso seu blog e amei logo de cara! O conteúdo e o layout são apaixonantes. Garota, você tem um talento e tanto *-* Continue assim! Sabe, vendo o que faz aqui, fiquei com a impressão de que encontrei um refúgio, uma dica bacana, um texto legal, um conteúdo original... Eu nem preciso dizer que eu gostei o seu Blog, não é? Porque eu não só gostei.. eu me encantei, eu amei! O mínimo foi clicar ali e te seguir! Que bom foi ter encontrado seu espaço! *-* Parabéns e muito sucesso, viu?
    Seria uma honra vê-la no meu blog, e se gostar, seguir também! Tem posts novos por lá! Beijos!

    Antes de Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, muitíssimo obrigada por seu comentário, fico super contente por você ter gostado do blog. Vou lá conhecer o seu blog.

      Excluir
  15. Nossa, que tema pesado desse livro, né? Mas acho que é normal os adolescentes se sentirem assim...
    Beijos
    http://gemeasthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que a autora foi muito sábia na forma de contar a história, misturando temas fortes com outros temas que tem a leveza da adolescência. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  16. Nossa gostei do tema do livro parece ser bem interessante, e sem falar que é com uma cultura diferente da que pelo menos eu estou acostumada. Adorei a resenha.

    Bjs
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, fico contente que tenha gostado da resenha, interessante certamente é uma palavra que pode descrever o livro. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  17. quero demais *-* amanda.valverde2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Fiquei curiosa com a história. Parece ser um daqueles livros super polêmicos. #Jáquero


    Xerim :)
    www.trilouca.com
    www.youtube.com/user/trilouca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Demara, é um livro que trata de assuntos polêmicos mas é muito legal. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  19. Gostei da resenha, achei o livro muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, fico contente que tenha gostado; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  20. Nossa qe história bacana adorei .. quero participar do sorteio beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria José
    Vi seu tópico de apresentação no grupo do LV e vim conhecer seu blog.
    Adorei!
    Nao conheço esta autora, mas me lembra os livros da Trity Umrigar que eu adoro!
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Acompanhar os desejos e pensamentos de Anamika é bem interessante pois ela começa a filosofar sobre o sentido da vida e fazer comparações com fórmulas físicas e matemáticas.

    Seu blog é lindo, ja to seguindo.
    Vi ele na CBBLOGGER

    alivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Acompanhar os desejos e pensamentos de Anamika é bem interessante pois ela começa a filosofar sobre o sentido da vida e fazer comparações com fórmulas físicas e matemáticas.

    Seu blog é lindo, ja to seguindo.
    Vi ele na CBBLOGGER

    alivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo