Resenha: livro "Guardião?", Eleonor Hertzog

 Olá, pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Guardião?, escrito pela Eleonor Hertzog, e publicado pela Mundo Uno Editora.

Livro Guardião Eleonor Hertoz (1)

 Guardião? é um spin-off da série Uma geração. Todas as decisões. que já tem os livros Cisne e Linhagens (ambos já resenhados no blog, clique nos títulos para acessar as resenhas), é possível lê-lo sem ter lido os outros livros da série, já que há no início uma introdução feita pela autora explicando o contexto em que se passa a história.

 Estamos num futuro onde a situação na Terra é boa e, além dela, foi descoberto Tarilian, um outro planeta muito parecido com o nosso e com habitantes também semelhantes aos terráqueos. O que os humanos não sabem, é que no fundo do oceano, está o Império Atlante, separado da parte emersa da Terra por um forte bloqueio. No Império, a guerra é presença constante.

 "Cabelos escuros, sobrancelhas tão corretas que pareciam ter recebido cuidados especializados (o último incauto a emitir essa opinião ainda estava procurando seus dentes) e, se tudo isso não bastasse, o jovem tinha um charme, uma presença, um carisma, um algo mais impossível de ignorar.
 Mas Steve Breterech era muito mais do que sua aparência extremamente incomum." (página 9)

 O jovem Steve Breterech, protagonista da história, vive parte do ano na Terra e parte no Império Atlante. Na superfície, ele era órfão e foi adotado pela doutora Mada Breterech e tem um irmão também adotado, Harmon. No Império Atlante, ele continua sendo um órfão que perdeu os pais por causa da guerra e é o Guardião de Harmon, uma espécie de guarda-costas do príncipe herdeiro do Palácio de Sarad. Mas o que boa parte dos atlantes (e dos leitores da série) não sabiam, é que Steve não era um órfão qualquer, nem apenas um guardião, mas uma pessoa muito mais importante do que poderiam imaginar (por isso a interrogação no título).

 "Mas ele sabia que seu nome não era esse. Sabia que, na infância, seus olhos não eram furta-cores e seus cabelos não eram escuros." (página 17)

 Guardião? poderia ser apenas o relato de mais um dia na vida de Steve na superfície, um dia bom, já que ele pode pegar sua moto e acelerar pelas estradas até Lagoa Pintada, para um tempo de diversão longe do mal humorado e todo certinho Harmon. Mas ele não esta indo lá para se divertir, aliás, aquele jeito despreocupado de Steve era só uma máscara para proteger sua real identidade, ele tinha uma missão na feira de Lagoa Pintada, uma missão que lhe traria descobertas surpreendentes! Afinal, estamos falando de um livro da Eleonor Hertzog, e por mais cenas relaxante e divertidas que ela escreva, sempre tem uma surpresa, uma novidade que nos faz ficar de olhos arregalados e de boca aberta, e não seria diferente com Guardião?.

 Escolhi o livro para levar comigo e ler nos intervalos entre minhas provas na faculdade, algumas semanas atrás, foi uma boa escolha por ele ser curtinho e leve (diferente dos outros livros da série) e por ter uma história muito legal. Steve era um personagem que eu gostava, mas que não chamava tanto a minha atenção até então, depois de conhecer mais da sua história, fico ainda mais empolgada para saber o que acontecerá nos próximos volumes da série.

 Talvez vocês já saibam que Uma geração. Todas as decisões. é minha série favorita, e Guardião? me surpreendeu, mesmo eu já sabendo da capacidade da autora. É uma leitura fluida e com uma linguagem deliciosa de se ler, uma história leve e com senso de humor, mas com partes mais tensas e sérias ao mesmo tempo, assim como Steve: alegre, brincalhão e namorador na superfície (tanto na superfície terrestre quanto na aparência dele), e determinado, sério e forte no seu interior e como um guardião de Sarad.

 "- Acima da lei, tradição e costumes, eu sou o Guardião de Sarad - recitou Steve, baixinho. Acima da lei, tradição e costumes era algo único. Em todo o Império, apenas o Guardião de Sarad tinha direito àquelas palavras. Steve havia demorado a entender que, quando se tratava da segurança do Herdeiro de Sarad, o Guardião estava legalmente à margem da lei. Podia matar, esquartejar e trucidar sem dar explicações. Tinha autoridade para dar ordens a qualquer um, inclusive à Linhagem e ao Patriarca de Sarad. Ah, deus dos abismos... De onde vinha a certeza de que um dia precisaria daquela ordem?! Desejou a si mesmo boa sorte, quando o dia chegasse. Por enquanto, era melhor nem pensar naquilo." (páginas 36 e 37)

Livro Guardião Eleonor Hertoz
Livro Guardião Eleonor Hertoz (3)
Livro Guardião Eleonor Hertoz (2)
Livro Guardião Eleonor Hertoz (4)


 A parte visual do livro está super caprichada, um ótimo trabalho da Mundo Uno Editora. A arte da capa foi feita por um desenhista, especialmente para o livro, e tem tudo a ver com a histórias (mas acho que se fosse brilhante, seria ainda mais bonita). Os capítulos são curtos e há uma ilustração no início de cada um, que acredito que tenham sido escolhidas para representar o passado, o presente e o futuro de Steve. As páginas são amareladas, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Enfim, Guardião? é um livro que eu gostei muito e que recomendo; ele tem uma boa história se analisado separadamente, mas também acrescenta informações super interessantes ao contexto da série. Para os leitores de Uma geração. Todas as decisões., é uma oportunidade de conhecer um pouco mais e entender melhor Steve, o sisudo Harmon, Michele (uma das personagens que mais gosto) e o Império Atlante. Para quem ainda não leu nada da série ou tem algum receio por Cisne e Linhagens terem por volta de 700 páginas, o spin-off tem pouco mais de 100 (maravilhosas!) páginas e é uma ótima forma de se encantar pela bem humorada e cativante escrita da Eleonor Hertzog. Por fim, indico Guardião? para leitores de todas as idades, que gostem de fantasia, ficção científica e de histórias cheias de segredos e conspirações.

 Detalhes: 134 páginas, ISBN-13: 9788567218014, página da série no Facebook, siteSkoob (média de notas: 4,9/5, minha nota: 5/5). Onde comprar online: loja da editoraAmazon (e-book).

 SORTEIO: Guardião? é um dos 3 livros que estão sendo sorteados na promoção do blog em parceria com a Mundo Uno Editora (Cisne, 1° da série, também está sendo sorteado), e está super fácil participar, então, aproveitem a oportunidade e participem clicando em promoção da Mundo Uno Editora. Boa sorte!

sorteio, livros

Mais sorteios:
 - Resenha premiada do livro Yggdrasil, com sorteio de um exemplar autografado pela autora portuguesa MBarreto Condado.


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

20 comentários

  1. Eu conheço a autora e alguns amigos falam muito bem da obra dela, infelizmente, ainda não li, porém nutro um profundo interesse. Eu achei o enredo de Guardião? bem interessante :D

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da autora, mas o que dizer de alguém que já considero pacas sem antes ter prestigiado seu talento? (rs) Fui a um evento literário e, ao ouvir a Eleonor falar, me vi encantada com ela. Já tenho o primeiro volume da série, mas não tive tempo para me dedicar à leitura. Sei que quando o fizer, não vou me arrepender. Acho que, como você, a série tem tudo para ser uma das minhas favoritas. Guardão me pareceu um ótimo spin-off, com um mistério que já me deixou curiosa. Qual será a missão desse personagem?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conhecia mas já estou mega curiosa à respeito do livro e dos outros tabém, quero muito ler, TIPO DESESPERADAMENTE!!!
    Nunca li nada parecido e quero conhecer a escrita dessa autora!!!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. bem, pelo fato de poder ler esse spin sem precisar ter lido os outros volumes, eu até me atreveria a encarar essa leitura, o problema é que não consegui me conectar à trama, embora veja muita gente elogiando a autora e sua escrita...
    quem sabe mais a frente...

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Mesmo você dizendo que é um livro que dá para ler separadamente, eu acho que preferia ler a série antes, até porque dá para entender melhor os personagens, como você citou.
    Gostei da dica, pois ainda não sabia que tinha esse spin-off. Todos sempre elogiam muito a escrita da autora. Gostaria de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mari, acho muito bom quando fazem sorteios junto com a publicação das resenhas, mas não participarei porque acho mais justo deixar para quem realmente tem interesse de ler o livro. Bem, eu não pretendo ler a série, ela não me chama a atenção, e por isso também não pretendo ler o spin off.
    De qualquer forma, você está de parabéns pela sua resenha! :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu estou louca pra ler esse livro. Já li Cisne e Linhagens e sou super fã da autora. Quero ler tudo que ela escreve rs Ah e ela é gaúcha como eu <3 A capa desse livro é bem chamativa né, achei linda.
    Ah, o sobrenome dela é Hertzog.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. A edição ficou muito bonita, mas a capa... mais ou menos.
    Eu conheço os outros livros, mas ainda não li, na verdade preciso buscar mais sobre eles por nem sei muito do que se trata kkk
    vou ver se participo do sorteio. vai que eu ganho e finalmente leio.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu li Cisne tem um tempo e curti, porém, por enquanto, não pretendo ler a continuação. Mas "Guardião?" me chamou a atenção desde que vi uma semana especial dele num blog. Enfim, a capa tá muito linda.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia essa obra, só Cisne, que tinha me chamado a atenção da primeira vez que vi.
    Não sei se iria gostar tanto assim do livro, mas acho que daria uma chance.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Conheço a autora mas não li nenhuma de suas obras ainda. Nunca tinha me chamado muito a atenção (apesar de eu amar a capa e Cisne), mas pode ser que eu dê uma chance quando desatolar as leituras de fim de ano! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora e nem os outros livros da serie citada, mas gostei muito das suas resenhas sobre eles, com certeza vou ler porque tenho procurado muitos livros neste estilo.
    A sua resenha estava muito bem detalhada, gostei bastante!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Já li algumas resenhas dos livros da autora, mas nuca me interessei em ler. Mas agora fiquei um tanto quanto curiosa. História que trazem Atlante com cenário sempre me interessam.
    Mas tenho que confessar que acho feia a capa desse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu estou com o livro Cisne para ler no comecinho do ano que vem e pela sua resenha além da série esta muito bom este spin-off também parece esta muito bom *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Eu vi essa autora na bienal e muitos já me recomendaram os livros dela. Parecem ser muito bons. Vou anotar sua dica. Parabéns pela resenha;
    Beijos
    Academia Literária DF


    ResponderExcluir
  16. Oiie
    Tudo bem? já ouvi falar da autora mas não desse livro, e infelizmente não chamou minha atenção pois não é um gênero que eu curta muito então vou deixar a dica passar e ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade com os livros e fiquei animada ao ver que esse spin-off pode ser lido separadamente, achei bacana a autora fazer uma introdução explicando tudo e tals. Enfim, gostei muito da resenha, foi a primeira que li sobre esse livro e espero ter oportunidade de ler Guardião? algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi ! Tudo bem?
    Há um tempo estou de olho neste livro, já li várias resenhas positivas e adorei a sua :)

    Abraço!
    Tudo Online - tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A Eleonor arrasa! Estou com o primeiro livro aqui e estou gostando demais! ver sua resenha sobre o Guardião me animou ainda mais na leitura! =D

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo