Desafio literário: #12MESESDEPOE

Desafio-literário, #12MESESDEPOE, EdgarAlanpoe, contos

 Olá pessoal, tudo bem? Eu tinha decidido não entrar em nenhum desafio literário esse ano, já que não consegui cumprir todos os meses do desafio que participei no ano passado, mas... depois de ler muitos posts sobre o Desafio #12MESESDEPOE, decidi que vou participar dele, por ser um desafio simples onde temos que ler contos e por eu ter curiosidade de conhecer as obras do escritor Edgar Allan Poe.

Desafio-literário, #12MESESDEPOE, EdgarAlanpoe, contos, biografia
Uma pequena biografia do autor: Segundo filho de David Poe e Elizabeth Arnold, ambos atores, Edgar Poe ficou órfão ainda criança e foi adotado por um casal rico de Richmond, Virgínia, Jonh Allan e Frances Kelling Allan. Isso lhe permitiu ter uma educação de qualidade, bem como fazer uma longa viagem pela Inglaterra, Escócia e Irlanda com os pais adotivos.

Regressou aos Estados Unidos em 1822 e continuou seus estudos sob a orientação dos melhores professores dessa época. Dois anos depois, entrou para a Universidade de Charlotesville, distinguindo-se tanto pela inteligência quanto pelo temperamento inquieto, que o levou a ser expulso da escola.

A seguir, verificou-se um período ainda pouco esclarecido na vida de Poe, no qual se registram viagens fora dos Estados Unidos. Retornou a seu país em 1829 e manifestou desejo de seguir a carreira militar. Foi admitido na célebre Academia de West Point, mas acabou expulso poucos meses depois por indisciplina.

Com a morte da mãe adotiva, John Allan voltou a casar-se, com uma mulher muito jovem que lhe deu dois filhos. Isso impediu que Poe se tornasse herdeiro da fortuna paterna e ele se afastou da casa do pai adotivo, deixando Richmond. Após um período de relativa dificuldade, conheceu uma certa prosperidade ao vencer simultaneamente os concursos de conto e poesia promovidos pela revista "Southern Literary Messager".

O fundador da publicação, Thomas White, convidou-o a dirigir a revista que rapidamente se impôs ao público. Durante dois anos, Poe esteve a frente do periódico, onde pôde exibir seu talento, que se manifestava num estilo novo, no conto e na poesia, bem como pelos artigos de crítica literária que revelavam seu rigor e sensibilidade estética.

Escritor bem-sucedido, Poe casou-se com Virginia Clemm. Entretanto, ao fim de dois anos, White cortou relações com o escritor, que já desenvolvera a doença do alcoolismo. Poe passou a produzir como "free-lancer", em grande quantidade, mas sem ganhar o suficiente para manter uma vida digna e saudável, o que o levou a afundar-se ainda mais na bebida.

A morte de sua mulher agravou o problema. O escritor passou a suicidar-se aos poucos, bebendo cada vez mais e já sofrendo os primeiros ataques de delirium tremens. Numa viagem a Nova York, para tratar de negócios, parou em Baltimore e hospedou-se numa taberna onde se distraiu durante horas bebendo com amigos. Era a noite de 6 de outubro de 1849. O escritor morreu na madrugada do dia 7, aos 40 anos.

Hoje Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror. (Skoob)


 Sobre o desafio: ele foi criado pela Anna do blog Anna Costa.

 Como vai funcionar: A Anna criou um calendário onde estipulou um conto a ser lido por mês. Ela procurou colocar estórias menos conhecidas mas ainda assim acessíveis, e mesmo que você não tenha nenhum livro dele na sua casa, é bem fácil de achar na internet por estarem em domínio público. Pra facilitar, a Anna criou um link pra baixar todos os contos selecionados em PDF e ler no computador, celular ou tablet. 

 Quais os contos selecionados:

Desafio-literário, #12MESESDEPOE, EdgarAlanpoe, contos, pdf

Janeiro: Metzengerstein
Fevereiro: O Demônio da Perversidade
Março: Hop-Frog
Abril: Morella
Maio: Revelação Mesmeriana
Junho: O Enterro Prematuro
Julho: O Escaravelho de Ouro
Agosto: O Coração Denunciador
Setembro: O Caixão Quadrangular
Outubro: Berenice
Novembro: Ligéia
Dezembro: O Retrato Oval

Pode ler outra obra dele no lugar? Pode! O calendário é apenas uma forma de direcionamento, mas você pode ler o que quiser, desde que leia! 

Formas de divulgar o desafio: Através da hashtag #12mesesdepoe você pode divulgar suas leituras e encontrar outras pessoas lendo também, no instagram, facebook e twitter. Ah, o desafio tem uma página do facebook: "12 meses de Poe".

 Eu vou tentar resenhar todos os contos aqui no blog. Janeiro já está acabando, mas pelo que vi o conto do mês é bem pequeno e vou aproveitar o final de semana para lê-lo.

 Quem mais está participando? Vocês já leram algo do autor?

Participe das promoções do blog:


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo