Resenha: livro "O segredo da caveira de cristal", Mallerey Cálgara

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "O segredo da caveira de cristal", escrito pela mineira Mallerey Cálgara e publicado em 2015 pela Editora Mundo Uno.

Resenha, livro, O-segredo-da-caveira-de-cristal, Mallerey-Cálgara, mundo-uno-editora, fantasia, fotos

 "O tempo é como o vento. Não apenas leva, mas também traz" (página 69)

 A história é narrada em terceira pessoa e ocorre num passado distante, tendo como cenário principal o reino de Heilland, que era cercado por quatro outros reinos. A rainha Arápia teve dois filhos gêmeos, dois meninos que eram muito diferentes um do outro: o sombrio Sulco e o simpático Heian. Sulco nasceu primeiro, e deveria ser o próximo rei, mas após uma visita a uma loja de artefatos mágicos, e levando em conta a opinião de sua esposa, o rei Alphonsus decidiu que Heian seria uma escolha melhor para governar o reino, mas ele não imaginava o que essa decisão acarretaria para a sua vida, a de sua esposa e de toda Heilland!

 "O segredo da caveira de cristal" foi uma grata surpresa para mim, confesso que minhas expectativas sobre ele eram pequenas, quando comecei a leitura eu esperava um livro de fantasia leve e infanto-juvenil, e ele até parecia isso nos primeiros capítulos, uma história sobre dois irmãos que disputam o trono, mas aí os capítulos foram passando e eu fui me surpreendendo com o crescimento da história, e tenho que dizer uma coisa para vocês: leiam!

 No começo, os gêmeos são adolescentes ainda, e nessa tal loja de artefatos mágicos que mencionei, eles conhecem Mongho, o filho do dono. Heian acaba se tornando amigo dele, e a dimensão que essa amizade toma é enorme. Parece que a história vai ficando mais forte conforme os jovens vão crescendo. E mesmo tendo partes inimaginavelmente tensas, eu gostei de a autora ter colocado cenas mais leves, onde era possível ainda ver o bom humor de Heian e a juventude de Mongho, a relação dos dois parecia a que eu tenho com meus amigos e com as pessoas próximas de mim, havia frases e tiradas bem humoradas para descontrair.

 "Era certo que Mongho teria que pagar poe essa ajuda extra, mas ele não se importou. Quatro moedas de ouro a menos nos cofres de Heilland não fariam diferença, e um homem morto não precisa de ouro, pensou, depositando as moedas na mão de Jamil, o guia do grupo, que ria de um canto da orelha a outro." (página 255)

 Foi uma leitura que realizei rapidamente (como tinha uma montanha de outras coisas para fazer, levei três dias), a escrita da autora é ótima e fluida, acho que ela se equipara a grandes autores do gênero que já li, a ambientação é boa e os personagens merecem destaque especial. Cheguei a ter pena de Sulco no início, mas depois vi o quanto ele poderia ser cruel. Heian me surpreendeu, ao mostrar o grande potencial que tinha para governar, além de ser um homem bom. Mais surpreendente ainda foi a rainha Driadh, esposa de Heian, a força que aquela mulher teve para colocar a sua responsabilidade perante seu povo acima da paixão pelo marido, foi algo que eu nunca vi antes. E o que foi aquele final do casal? Gente! Vocês não tem noção do que aconteceu!!! E o Mongho, para quem no início torci o nariz por causa do nome estranho, achei que seria só um personagem secundário, mas que foi se revelando e pode ser considerado o protagonista da trama. Tenho que citar também a Nadjra, cujo papel na história não vou revelar, mas que é a grande prova de que a autora consegui dar vida e identidade sólida a seus personagens.

 Tenho que agradecer a autora, pois ela poderia ter enrolado em alguns pontos (como nas viagens de Mongho), ter enchido linguiça em algumas partes e feito a história ficar maior ou até mesmo com mais volumes, mas preferiu deixar a trama ágil, sem correr mas sem diminuir o ritmo, mostrando que realmente tinha domínio da trama e talento, obrigada Mallerey!

 O mais interessante de tudo, foi ver os personagens tentando evitar uma espécie de profecia, mas fazendo com suas ações justamente o oposto, correndo de encontro ao que mais temiam. Cada decisão deles levava exatamente para onde eles não queriam ir, e nem eu queria que eles fossem. Os dois capítulos finais são arrebatadores, e me deixaram ansiosíssima para o próximo livro, que pelas pistas do volume um e se manter o ritmo do primeiro, certamente será indescritivelmente bom!

capa, Resenha, livro, "O segredo da caveira de cristal", Mallerey Cálgara, opinião, literatura nacional

contracapa, sinopse, mapa, livro, fantasia, nacional, o-segredo-da-caveira-de-cristal, Mallerey-Cálgara

Mallerey-Cálgara, livro

trecho, diagramação, mundo-uno-editora, livro, fantasia, o-segredo-da-caveira-de-cristal


 Sobre a parte visual, devo lembrar que a Mundo Uno é uma editora nova e pequena, mas o trabalho que ela fez ficou no mesmo nível das maiores editoras do país, muito bom! A capa é bem bonita, condizente com a história, de um material bom e fosco. As páginas são amareladas, lisas, e de uma boa grossura. Em cada início de capítulo, a numeração dele está com uma fonte diferente, além da ilustração do brasão de Heilland. A diagramação está ótima, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho. Há alguns erros de revisão, mas que não comprometeram a leitura. Há algumas ilustrações em determinada página, e quero ressaltar um diferencial: muitos livros trazem uma página com um mapa do lugar onde a história se passa, em "O segredo da caveira de cristal" o mapa está na contracapa!

 Enfim, "O segredo da caveira de cristal" é um livro que eu gostei e que recomendo, tanto para quem gosta de fantasia quanto para quem não é muito fã do gênero, pois todo mundo precisa ser surpreendido por uma história dessas, que ganhou cinco estrelas em minha avaliação no Skoob pelo crescimento que ela apresentou e por ter me transportado para o universo de Heilland. Leiam!

 Detalhes: 326 páginas, ISBN-13: 9788582550663, Skoob (média de nota: 5/5, quase 400 pessoas também concordam comigo!) página no Facebook, book trailer (maravilhoso!). Onde comprar online: loja da editora, e-book na Amazon.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Me contem: já leram "O segredo da caveira de cristal" ou algum outro livro da autora?


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

27 comentários

  1. Olá, Maria!

    Sua resenha ficou perfeita! Muito obrigada pelo carinho e apoio!
    Super feliz por você ter gostado do meu livro. A continuação será lançada em breve, na Bienal de São Paulo. :D

    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Nossa...eu amei esse livro! A forma como a autora descreve os cenários, os sentimentos dos personagens...e as mortes (risos). Aguardo ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  3. Olá... passando a primeira vez aqui no blog... adorei a capa e a diagramação, bem caprichadas. Olha só, ao ler sua resenha, imediatamente lembre da história de Abel e Caim, por que será? risos. Não sou muito fã de fantasia e não sei se o leria, mas é sempre bom saber pra poder indicar a quem gosta.
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Já conheço a escrita da autora, mas infelizmente não conhecia essa trama. Fiquei mega curiosa para conferir, ainda mais porque é um gênero que me agrada e muito. Amo esse estilo fantasioso e vou procurar mais informações a respeito.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. É muito bom quando o livro te surpreende, ne? Geralmente os livros que te surpreendem são os que ficam na sua memoria e vc nunca mais esquece

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro e fiquei encantada pela arte gráfica. Não costumo ler fantasia, mas vou seguir o seu conselho porque acho que estou precisando me surpreender com uma boa história e sair um pouco da minha zona de conforto literário. Adorei sua resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee Maria ^^
    Gosto bastante da escrita da Mallerey, mas como eu não curto muito livros com reinos, reis e etc, não é bem um livro que eu tenho muita curiosidade de ler, por mais que o pessoal pareça estar gostando bastante. Mas eu adoro livros com mapas, hehe' ♥ Fico feliz em saber que o livro te surpreendeu e se mostrou interessante, espero que um dia eu me interesse mais por histórias fantásticas e o leia *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a premissa é realmente bem interessante! Pelo menos pra mim que gosto de livros de fantasia.
    Que bom que a história te surpreendeu e que tenha sido uma leitura boa e rápida.
    Legal da parte da autora não ter enrolado, pois isso acaba deixando a leitura cansativa! Gosto de histórias que vão direto ao ponto.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse gênero, então obviamente, adorei a premissa! Pelo que você disse, dos personagens quererem evitar a profecia e tudo que eles não queriam, acontecia, parece ser bem agonizante isso, um agonizante bom, porque aí você fica querendo ler pra saber como vai se resolver e a leitura acaba rapidamente. Que bom que a autora não enrola, isso é ótimo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Apesar da sua resenha magnífica, no momento o livro não chamou muito minha atenção. Confesso que estou de ressaca desse gênero.
    Mas anotei a dica para ler futuralmente, afinal um livro com as qualidades que você descreveu na resenha vale a pena ser lido.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Nossa eu sou completamente apaixonado por esses livros que relata magia,reinos distantes,reis e rainhas e principalmente protagonistas homens,impressionante que capa mais maravilhosa carrega esse livro fiquei estagnado e ansioso para encontrar ele e poder ler com todo gosto ja que nele tem magias e coisas o gênero. Amei sua resenha não sou muito de gostar de mocinhos então quero saber mais e logo sobre Sulco.Parabéns pela resenha informativa curti muito <3

    Bjoooos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu AMO fantasias, então to sempre lendo e buscando novas histórias. Achei bem legal essa história e fiquei feliz em sbaer que a autora se dedicou na obra e a deixou incrível. Personagens, ambientação, tudo me parece ser bem construído. É com certeza uma leitura que eu farei. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Mdsss, preciso desse livro JÁ.
    Antes de falar do livro, vou abrir um parenteses e te dizer que a agilidade na escrita da autora não é apenas nesse livro, o outro livro dela, Beco da Ilusão, também é incrível, vale a pena conferir.
    A premissa desse livro chamou muito minha atenção desde quando fiz parceria com a autora (para ler o livro acima). O fato de ela ter optado por 'não encher linguiça' mostra que ela segue uma linha de uma escrita ágil que deixará o leitor ávido para saber o que virá a seguir.
    Pelo sua resenha, o livro me pareceu ir muito além de uma fantasia infanto-juvenil. Adorei isso.
    Como disse, preciso desse livro JÁ.
    Beijos e parabéns pela resenha *-*
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, sabe que eu não sou muito fã de fantasia, mas assim como você disse ele é recomendado até para quem não é fã, né? acredito que eu serei muito surpreendida por ele, que aliás será uma das minhas próximas leituras. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Não é a primeira resenha que leio a respeito dessa obra entre os 400 leitores com os quais você felizmente compartilha da mesma opinião positiva, flor. Eu já tinha acrescentado a obra entre as que desejava ler, mas vendo sua opinião vejo que preciso colocá-la como prioridade (rs). Esse ano, confesso, estou precisando de leituras assim... Leves, mas não menos envolventes. Eu adorei suas impressões, especialmente pelo equilíbrio narrativo da autora ao desenvolver uma aventura que parece apenas crescer em qualidade no decorrer dos acontecimentos. Quero para ontem!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você na parte em que diz que a autora poderia ter enchido linguiça mas não o fez. nâo li o livro mas sei que tem muitos que fazem isto e olha que acaba se tornando uma chatice sem fim mesmo. Não sou muito a favor de ler livros com coisas de reinos e tudo o mais, mas esta diagramação está linda e o acabamento impecável. E você resumiu tudinho para quem estaria procurando para ver se gostaria do livro mesmo. Parabéns!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Não conhecia o autora, muito menos sua obra, mas eu amo fantasia e gostei bastante da premissa da trama. Lendo sua resenha, eu fiquei bastante curiosa e com muita vontade de embarcar na leitura, ainda mais que a leitura é fluida e a autora soube findar a obra do jeito certo. Gostei das suas considerações e espero gostar assim como você gostou.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiii Maria, tudo bem????
    Eu acho que tenho este livro no kindle, mas não tenho certeza :P É tanta coisa que tem ali que eu nem sei tudo o que está no aparelho :3
    Mas vou procurar pois gostei bastante da resenha. Fantasia é um dos meus gêneros favoritos, então fiquei curiosa para conhecer esse livro. E fico feliz que a autora não tenha enrolado na história só para fazer mais volumes ou um livro maior. Odeio quando os autores fazem isso :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Confesso que não conhecia a obra antes e nem a autora,mas gostei muito de conhecer. Adorei a trama envolvendo dois gêmeos competindo por um trono. E você me deixou curiosissima para descobrir porque Mongho se torna um protagonista! :O
    Espero um dia poder ler o livro e descobrir.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  20. Oie, eu nunca li nada da autora mas você elogiou tanto O segredo da caveira de cristal que fiquei interessada. Fiquei bem curiosa em relação ao que mais temos além dos irmãos disputando o trono, e essa loja de artefatos mágicos já me empolgou. Outro ponto que adorei que você destacou foi o fato de a autora não encher linguiça com coisas desnecessárias, e também o fato de ela escrever muito bem. Eu daria uma chance para ele, com toda certeza.
    Amei esse quot:  "O tempo é como o vento. Não apenas leva, mas também traz"

    ResponderExcluir
  21. OI *--*

    É a primeira vez que vejo esse livro e fiquei impressionada com essa premissa, tem tudo que adoro num bom livro, estou nessa vibe de ler livros de reinos e fantasia creio que iria adorar. Sempre me apaixono pelos bad boys mas esse mocinho me deixou curiosa.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito do gênero e sempre ~aplaudo~ quando o livro cresce em suas proporções durante a história, não apenas um mundo criado interessante, mas uma evolução do mesmo, então eu leria apenas por causa disso *-*
    Mas a premissa e edição estão ótimas!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiei tudo bem?

    Gostei muito da premissa do livro, pois sou mega fã desse gênero de fantasias, faz a gente sair dessa realidade tão triste e mergulhar em outras coisas maravilhosas. Eu fiquei bastante curiosa para saber em relação ao que mais temos além dos irmãos disputando o trono. Espero pode ler em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Olhando rápido eu pensei que era o livro Sombras do Medo, a capa tem o mesmo jogo de cores e é um estilo parecido.
    Eu não li ainda e não conhecia, acho que já falei que não sou a maior fã de fantasias do mundo mas eu gosto quaando bem trabalhada, o que eu pude ver que acontece com esse livro. A escrita parece ser bem detalhada e leve! Fiquei bem curiosa!
    A resenha está ótima, bem escrita e as fotos ficaram lindas!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  25. Impressionante como sempre que as pessoas tentam evitar uma profecia parece que acabam ajudando a acontecer... rs...Adorei esse mapa na contracapa, amo mapas de qualquer maneira, mas colocando na contracapa fica bem mais fácil de consultá-lo durante toda a leitura. Que bom que o livro te surpreendeu e foi muito mais do que você esperava, amo fantasia e quero ler!

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá!! :)

    Bem, cinco estrelas??!?! Deve ter sido mesmo uma leitura ótima!! ;) pareceu-me muito bom mesmo!

    Ainda bem que a leitura foi fluida e que te conseguiu transportar para aquele mundo! :) Ah! E adoro fantasia!! Por isso, estara na minha lista, concerteza!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  27. Que capa linda! Que projeto gráfico, hein! Estou simplesmente encantada pela obra. A premissa é excelente, e como gosto muito de fantasia, fiquei super interessada. Acredito que não seja à toa que a obra recebeu cinco estrelas em sua avaliação. Estou com grandes expectativas, espero não me decepcionar. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo