Resenha: livro "Confissões de adolescente", Maria Mariana

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Confissões de adolescente", escrito pela Maria Mariana e publicado pela antiga Editora Agir, atual HarperCollins Brasil. O livro traz trechos do diário de Maria Mariana que foram adaptados para uma peça teatral que estreou em 1992 e fez tanto sucesso que virou filme há poucos anos.

Resenha, livro, Confissões-de-adolescente, Maria-Mariana, opiniao, fotos, trechos

 Eu nasci em 1991, então, ouvi falar de "Confissões de adolescente" praticamente a minha vida toda, e depois do lançamento do filme eu fiquei curiosíssima para ler o livro, comprei em uma promoção e ele ficou parado algum tempo na minha estante até que consegui encaixá-lo na segunda semana temática da Maratona Literária de Inverno, cujo tema era "livros hype", livros muito comentados.

 Eu li "Confissões de adolescente" em poucas horas, é um livro bem curtinho, mistura de peça teatral e diário, com alguns extras como fotos, depoimento do pai da Maria Mariana sobre como foi a experiência de adaptar os escritos da filha para o palco e uma lista de conselhos que a autora, agora adulta, daria para ela mesma quando adolescente.

 Imagino que para uma peça teatral, o texto seja muito bom, pois aborda de forma bem humorada os conflitos da adolescência, desde o seu início até o final: o primeiro beijo, os amores, a escola, contato com o mundo das drogas, gravidez não planejada, a busca por descobrir seu lugar no mundo. Segundo o pai da autora, a peça tocava tantas pessoas pela forma como os temas eram abordados com sinceridade, com naturalidade, fazendo com que os pais quisessem conversar com seus filhos adolescentes, e acredito que qualquer ajuda nesse diálogo entre gerações é importantíssima. No entanto, como livro, a sensação que tive ao finalizar a leitura foi de falta de aprofundamento; se você for ler, não espere uma história com começo, meio e fim, com personagens bem definidos, embora certamente vá se identificar com pelo menos uma das situações descritas. É uma leitura interessante também para observar como era ser adolescente há algumas décadas, quando ainda não vivíamos num mundo com uma presença tão forte da internet.

Resenha, livro, Confissões-de-adolescente, Maria-Mariana, opiniao, fotos, trechos, edição-econômica, avon
Resenha, livro, Confissões-de-adolescente, Maria-Mariana, opiniao, fotos, trechos, contracapa
Resenha, livro, Confissões-de-adolescente, Maria-Mariana, opiniao, fotos, trechos

 A edição que li foi comprada na Avon, é uma edição em formato econômico, com páginas brancas  e capa sem orelhas (não sei como é a edição normal), tem uma boa diagramação (margens, espaçamento e letras de bom tamanho) e vários detalhes como ilustrações e fotos. A capa ficou bonita, gostei da imagem, fontes e cores escolhidas. Não me lembro de ter encontrado erros re revisão.

 Alguns trechos:

 "Seu Aroldo, como é que o senhor não me avisa que eu saí de casa com uma toalha amarelo ovo enrolada na cabeça?" (página 54, cena onde a personagem usa drogas pela primeira vez e sai para encontrar com uma amiga mas esquece de tirar a toalha dos cabelos, era por isso que as pessoas pareciam tão sorridentes para ela na rua, o porteiro do prédio preferiu não comentar nada, já que adolescentes algumas vezes vestem coisas estranhas)

 "AMIGA 2 - Quantos anos?

 Trinta e quatro, cheira cocaína, come puta e dá porrada em mulher. Ah, mas ele é um anjo, sabe? É uma pessoa linda, você tem que conhecer. Você faz um favor pra mim? Liga pro meu pai e diz pra ele que eu fui ao cinema com você?!" (página 62, sobre se relacionar com caras mais velhos e com defeitos que não seriam aprovados pelo pai)

 "me desculpa se estou sendo desagradável, mas toma cuidado, leva o perigo a sério! Toma todos os cuidados. Há algo pelo qual valha a pena arriscar a sua vida? Talvez, talvez... Mas não pelo sexo, pelo sexo, não." (conselho de pai, que se preocupa ao ver a geração de sua filha correr riscos por causa da AIDS, que não era um problema em sua geração)

 "Se este negócio de fumar maconha fosse bom, eu te oferecia todos os dias no café da manhã, pois eu quero o melhor para você. Maconha faz muito mal. Posso dizer, pois tive que caminhar por lugares bem escuros, até chegar a esta conclusão." (página 125, conselho que Maria Mariana daria para ela mesma se pudesse voltar no tempo e fosse sua mãe)

 Enfim, esses são meus comentários sobre "Confissões de adolescente", um livro de leitura rápida, por ser o texto de uma peça de teatro, falando sobre dilemas adolescentes sem se aprofundar muito, mas certamente jogando luz sobre o tema.

 Detalhes: 126 páginas, ISBN: 9788522015893, Skoob (minha nota: 3/5). Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Me contem: já tinha ouvido falar em "Confissões de adolescente"?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

7 comentários

  1. Oiii.
    Este livro atravessa gerações mesmo, sou da década de 80 e cresci vendo o Brasil todo falar desta história, teve série de TV que eu amava. Adolescente será sempre igual, não importa a época e este livro será sempre atual!! Adoro!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Confissões de Adolescente é quase um clássico dos anos 90! Hahaha
    Que por incrível que pareça eu nunca lu, nem vi a série. Não sei se leria agora, mas certeza que é um livro que vai continuar atemporal, agradando e muito ao público alvo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu cheguei a ver o filme de "Confissões adolescente", mas acabei não curtindo muito, então o livro não chama muito a minha atenção, por mais que pareça ser divertido. Mas eu queria vê-lo como peça teatral o.O estranho, né? kkk' não gostar do filme, não querer o livro, mas querer ver uma peça *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li um livro em forma de peça teatral, deve ser muito legal e rápido de ler mesmo.
    Eu já tinha visto o livro por aí, mas nunca parei para saber mais sobre. Que bom que li sua resenha, fiquei bastante curiosa para conferir!
    beiijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro do sucesso dessa história, principalmente no teatro. A impressão que tive lendo a sua resenha, é que é perfeito para ser discutido nas escolas por abordar temas adolescentes. Mesmo que não tenha aprofundado tanto, acho que a linguagem irá atrair os jovens e gerar oportunidades de aprendizado. Ótima dica!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O título desse livro não me é estranho mas eu não me lembro de ter visto ele por aí, nem o filme ou peça. Peças adaptadas para livros dificilmente conseguem agradar completamente o leitor por essa falta de profundidade, eu acho. Realmente é interessante pra saber como era o adolescente de anos atras mas não é uma obra que me atraia muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Acredito que por ser no estilo teatral, o livro acaba perdendo um pouco dessa profundidade que as histórias comuns apresentam, por mais que a obra possa ser boa, esse estilo acaba sendo muitas vezes simples e sem aprimoramento das descrições, sentimentos e afins, mesmo que as vezes posam estar explicitas, não é a mesma coisa se o estilo fosse outro. Bem, eu sinceramente, não fiquei interessada na obra, mas apreciei conhecer um pouco mais sobre Confissões de Adolescentes, uma pena que o livro não tenha sido tão proveitoso, mas compreendo suas ressalvas.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo