quarta-feira, 26 de abril de 2017

Resenha: conto "A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall" e poema "Alone" ("Sozinho"), Edgar Allan Poe #12mesesdepoe

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? E vamos para a resenha de mais uma leitura feita para o desafio literário 12 meses de Poe. Em abril, lemos o conto "A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall". Se comparado aos demais textos lidos no desafio, é um conto relativamente longo, com cerca de 20 páginas.

Fonte da imagem: fan page 12 meses de Poe

 Diferente de outras histórias do autor, no conto do mês, o protagonista tem um nome: Hans Pfaall. Ele era um homem desesperado por causa de suas dívidas, e para fugir dos seus credores decidiu fazer um balão e ir morar na Lua! No conto, ele relata como foram os estudos para a criação do balão e seu diário de viagem. Vocês acham que essa viagem seria possível? E o que ele encontraria na Lua?

 Como já mencionei, é um conto um pouco maior do que os outros que já li dele, e como fui lendo-o  no celular quando surgia um tempinho, acabou que não consegui me conectar muito com a história. Talvez isso se deva também ao fato de que é um conto de ficção científica e que, enquanto eu lia, me sentia novamente nas aulas de Física da escola, com seus cálculos de distância entre um ponto e outro, velocidade, ângulos, e confesso que não dominava totalmente essas matérias.

 Acredito que para a época em que a história foi escrita e publicada pela primeira vez (século dezenove), e se lida no formato impresso ou numa tela maior do que a do celular, a história ficaria ainda mais interessante. E como uma das marcas das obras do autor, temos um desfecho que nos apresenta algumas possibilidades sobre as aventuras de Hans Pfaall, e cabe a nós, leitores, escolhermos em qual acreditar.

 O poema de abril foi "Alone", que em Português significa "Sozinho". Li o poema três vezes no arquivo enviado para os participantes do desafio, e não conseguia entender seu significado. Aí fui lê-lo em outra tradução, enviada pela Anna (a organizadora do desafio) no e-mail mensal que ela manda para os participantes, e aí sim pude compreendê-lo. Vou colocar aqui o poema que a Anna enviou para vocês poderem ler, aí vocês já poderão conhecer pelo menos uma das obras do Edgar Allan Poe:

 Poema "Sozinho", Edgar Allan Poe
 Não fui, na infância, como os outros
e nunca vi como outros viam.
Minhas paixões eu não podia
tirar de fonte igual à deles;
e era outra a origem da tristeza,
e era outro o canto, que acordava
o coração para a alegria.
Tudo o que amei, amei sozinho.
Assim, na minha infância, na alba
da tormentosa vida, ergueu-se,
no bem, no mal, de cada abismo,
a encadear-me, o meu mistério.
Veio dos rios, veio da fonte,
da rubra escarpa da montanha,
do sol, que todo me envolvia
em outonais clarões dourados;
e dos relâmpagos vermelhos
que o céu inteiro incendiavam;
e do trovão, da tempestade,
daquela nuvem que se alterava,
só, no amplo azul do céu puríssimo,
como um demônio, ante meus olhos.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem o que acharam da premissa do conto, e se gostaram do poema. Lembrando que comentando nesse post, você concorre ao livro "Ninfeias Negras" (publicado pela Arqueiro), mas é preciso deixar nome e e-mail para contato nesse formulário (clica). Recomendo que vocês assistam também o vídeo da Anna sobre o conto.

 Veja as demais resenhas e posts sobre o desafio clicando em: #12mesesdePoe.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

5 comentários:

  1. Maria!
    Com certeza leria o primeiro conto com prazer, porque amo ficção e física, junção perfeita em um conto de Poe.
    Quanto ao poema, mesmo esse traduzido pela Ana ou enviado por ela, é complicado mesmo de entender, mas já em uma segunda leitura, copreendemos bem.
    Adorei!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Ótima resenha. Gosto de contos e sou fã de Poe!
    Tudo perfeito.Não é uma leitura de fácil compreensão, tem que ser lido com calma e refletir a cada palavra. Mas gostei muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii! Como gosto de conto me interessou mto, parece confuso, mas eu leria com o maior prazer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de contos.E confesso que o achei um tanto quanto confuso e difícil.

    Talvez eu leria sim. Mas gosto de temas bem mais leves.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria!!
    Adoro contos e esse sem dúvida leria facilmente!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados