Projeto Próximo Capítulo: 5 livros com personagens femininas

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje temos mais um post do projeto Próximo Capítulo, onde eu e alguns amigos blogueiros faremos, entre outras coisas, blogagens coletivas. Como março é o mês do Dia Internacional Da Mulher, resolvemos falar sobre personagens femininas. Confesso que não tive muito critério para escolher quais citar, tenho muitos livros que se encaixariam no tema, fui olhando a minha estante e sentindo quais livros tinham personagens femininas e que eu queria mostrar nesse post, e cheguei à seguinte lista:

5 livros com personagens femininas

Joelle Charbonneau

 A primeira é a Malencia Vale da trilogia distópica O Teste, escrita pela Joelle Charbonneau (na imagem, o último livro da trilogia, A Formatura). Cia era só uma garota quando viu o seu sonho de ir para a faculdade, se formar e ajudar o seu país, se revelar um pesadelo. Ela se tornou uma líder, vivenciou perdas terríveis, mas nunca abandonou suas convicções. Saiba mais nas resenhas: O testeEstudo IndependenteA formatura.

Kiera Cass

 Sim precisamos falar sobre Eadlyn Schreave! Ela é a protagonista dos livros 4 e 5 da série A Seleção da Kiera Cass (os 3 primeiros livros são sobre a mãe dela). Uma princesa que se preparou a vida toda para governar, capaz de tudo pelo seu reino, entra em um reality show onde 35 pretendentes vão disputar a sua mão. A intenção distrair a população, dando tempo para que seu pai encontre soluções para problemas no reino. E a princesa descobrirá que a realeza não é tão bem vista quanto imaginava.

 Eadlyn Schreave é uma das protagonistas mais criticadas que já conheci. Mas faço parte do time que a tem como inspiração. Eadlyn não é a mãe! Ela viveu uma realidade diferente, protegida no palácio, tendo seu caminho definido desde o primeiro suspiro de vida. Acho que para muitos leitores falta empatia, falta tentar se colocar no lugar do outro. Ser princesa traz restrições e responsabilidades enormes. Repito o que disse na resenha: Eadlyn não era considerada carismática nem correspondia aos ideias de princesa/rainha que a população e os leitores queriam! Ainda assim, tem um crescimento enorme ao longo da trama, se tornando forte como sempre quis ser.

Lydia Netzer

 Imagine que você é uma mulher, careca desde o nascimento, grávida pela segunda vez, com a mãe internada no hospital, com um filho pequeno e portador de uma síndrome que pode ser Asperger ou Autismo, com um marido com as mesmas características do filho e que lhe deixou sozinha e foi para uma missão no espaço. Essa é Sunny, a protagonista de Todas as constelações do amor da Lydia Netzer. Sunny tentou por muito tempo ser "normal", mas a grande lição desse livro, é que ninguém precisa se encaixar nos padrões para ser amado. É uma personagem que vocês precisam conhecer!

Lawrence Hill

 Aminata Diallo, a protagonista de um dos melhores livros que já li: O livro dos negros do Lawrence Hill, arrancada da África para ser escrava na América. Depois, tornou-se um símbolo pela abolição da escravidão na Inglaterra. Uma vida de muitas batalhas e perseverança. Mais um livro que vocês precisam conhecer! Certamente não serão os mesmos depois da leitura.



Elizabeth Gaskell

 Na resenha de Esposas e Filhas da Elizabeth Gaskell, descrevi Molly Gibson como uma verdadeira heroína. Mesmo com suas divergências com a madrasta, a decepção com o pai, a convivência com a excêntrica meia-irmã, o amor não correspondido, a convivência com uma família conflituosa, Molly ainda conserva um bom coração, é confiável e amiga. Um clássico que vocês precisam conhecer!





 E essa é a minha lista com cinco personagens femininas, de épocas e histórias muito distintas. Espero que vocês tenham gostado do post. Reforço o pedido para que tenham mais empatia com as personagens femininas. O que eu vejo de resenhas onde elas são criticadas... Se agem rápido demais, são criticadas. Se tem dúvidas, são criticadas. E isso também é um retrato de como enxergamos e julgamos excessivamente as mulheres na ficção e na vida real. Não vejo tantas críticas aos personagens masculinos. A eles, tudo é perdoado. Vamos tentar ser mais gentis com as mulheres?

Veja os outros posts do Próximo Capítulo: apresentação, 10 capas mais bonitas da estante. Acesse os outros blogs participantes: Enjoy BooksInstantes MemoráveisDegradê InvisívelViver em Dois MundosGaláxia dos DesejosPróxima Primavera, Capítulo 1, Porre de Leitura e LivrosLivro ApaixonadoNerdisse.

Finalizo o post com uma dica de leitura: E se houvesse uma antologia de contos fantásticos que, além de empoderar, seus leitores, ajudasse uma ONG que cuida de crianças e adolescentes que sofreram violência e abuso sexual? E se tal antologia reunisse histórias de garotas destemidas, corajosas e dispostas a enfrentar quaisquer adversidades em busca de superação? E se os contos pendessem para o terror e fossem destinados a adolescentes, pré-adolescentes e – por que não?! – aos leitores de todas as idades que se interessam por fantasia e terror “água-com-açúcar”?
Conheça “GIRL POWER – HISTÓRIAS DE GAROTAS DESTEMIDAS”, uma antologia escrita por Ana Lúcia Merege, Camila Pelegrini, Carolina Mancini, Fernanda Chazan e Tatiane Durães. A obra está disponível apenas em formato e-book na Amazon e toda a renda adquirida com a venda do livro será revertida ao CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância), que ajuda crianças e adolescentes do ABCD paulista que sofreram violência e/ou abuso. Clique aqui para adquirir.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

19 comentários

  1. Adorei seu post.. ótimas indicação de livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem? eu vi esse top lá no Galáxia dos Desejos e fiquei bem curiosa com o seu! Não li infelizmente nenhum dos citados, mas ainda quero conferir A herdeira pq só li os três primeiros da Kiera.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Que bacana essa seleção, tantas mulheres fortes que de destacaram em suas histórias. Acho que O Livro dos Negros deve ser incrível, foi o que mais me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sempre com boas indicações. Interessei-me por três livros, nomeadamente: O livro dos negros, Esposas & Filhas e Girl-Power. Já entraram na lista de próximas aquisições.

    ResponderExcluir
  5. Menina, adorei a ideia dessa postagem, parabéns!!
    Não li nenhum dos livros citados, infelizmente, mas tenho muita vontade de conhecer a história de Esposas e Filhas, só ouço elogios à escrita de Elizabeth Gaskell.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas sugestões. Estava procurando por livros novos para ler esse semestre e já anotei esses títulos! Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Eu adorei os livros ☺ alguns eu já conhecia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia alguns dos livros citados, ja vou colocar alguns na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Inclusive, não conhecia esses livros! Parabéns pelo post!
    Esse foi o meu: https://capitulo1web.wordpress.com/2018/03/23/proximo-capitulo5-livros-com-personagens-femininas/
    E obrigada por divulgar o Girl Power! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muito legal a iniciativa! Não conheço nenhum desses livros, mas vou conferir quando puder. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a vossa iniciativa e as recomendações! Sinto que também faltou empatia na saga da Kiera! Gostei de saber as suas opiniões e conhecer outros títulos que desconhecia! =)

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Que projeto mais interessante. Há muitos livros com personagens femininas fortes e que fizeram a diferença. Da sua listinha não conheço nenhum mas fiquei curiosa pra ler Todas as constelações do amor. Que capa mais linda. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    De todas essas mulheres que você citou a única que conheço é a Eadlyn. Concordo com seu ponto de vista, ela cresceu em um ambiente totalmente diferente do da mãe dela, ela possuía outra visão, outra criação. Ela não é mãe e como tal é bem diferente, eu acabei gostando dela, mesmo que ela tenha escolhido o cara errado rs.
    Fiquei curiosa para conhecer as demais, pois parecem mulheres fortes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. E cada mulher com sua história que nos inspira né? Amei as indicações de livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    show essas indicações de livros,ainda mais que eu não conhecia os livros,assim que der eu procuro para ler,bjs.

    ResponderExcluir
  16. Amei suas indicações. Fiquei muito curiosa em especial com os da Kiera Cass. Vou procurar os livros. Obrigada pelas dicas. Bjss

    ResponderExcluir
  17. Adorei todos os livros, já coloquei alguns aqui na listinha de leituras futuras. A coleção da Herdeira eu comprei mas ainda não tive tempo de ler.

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu sempre presto atenção aos livros que leio pra ver se tem personagens femininas fortes.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo