RESENHA: Agora e Para Sempre, Lara Jean, de Jenny Han

Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês uma resenha muito especial. Desta vez do livro Agora e Para Sempre, Lara Jean, da autora Jenny Han, que desde a primeira obra desta trilogia  conseguiu me encantar com sua história que possui personagens  muito divertidos e apaixonante. Por essa razão venham conferir minha opinião completa sobre esta obra.

Foto: Skoob
Título: Agora e Para Sempre, Lara Jean
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 304
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira / Ficção

SINOPSE
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir? (Skoob)

Bom, tenho uma grande história de amor com a autora desse livro. Onde tudo começou quando surgiu a minha paixão pela leitura mais precisamente no título Olho por Olho, em que Jenny Han escreveu juntamente com a Siobhan Vivian. Após esse encanto à primeira vista quis ler outras obras da mesma, até que a Editora Intrínseca publicou Para Todos os Garotos que Já Amei na qual fiquei ainda mais fascinada. Até pelo fato da personagem possuir o mesmo nome da minha irmã querida!

[ATENÇÃO] DAQUI PRA FRENTE PODE CONTER SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES 

Ele acha que minha situação é melhor, pois seria preferível perder uma mãe que me amava a ter um pai que está vivo, mas é um cretino. Palavras dele, não minhas. Parte de mim concorda, porque tenho tantas lembranças boas da minha mãe, e ele quase não tem nenhuma do pai dele . (pag.31)


Neste livro vamos nos deparar com mais alguns momentos marcantes da vida da personagem Lara Jean. Na verdade seria um fechamento de um ciclo, já que ela está no último ano do ensino médio, se preparando para ingressar na faculdade. É notório que Lara está vivendo uma de suas melhores épocas. Além de estar apaixonada, seu amor é correspondido já que está namorando Peter um dos garotos mais bonitos do colégio, e inclusive já se decidiu em qual faculdade estudar. Tudo estava acontecendo da maneira como planejava, no entanto como o mundo e repleto de infinitas possibilidades iremos acompanhar algumas reviravoltas e imprevistos nesta história. Torcendo para que tudo aconteça da melhor maneira possível e dando altas risadas com essa família Jean, e suas irmãs. Uma trama muito bem construída, e real, que me prendeu novamente durante toda a leitura.

- Stromy me ensinou que o amor é fazer escolhas corajosas todos os dias. Era isso que Stromy fazia. Ela sempre escolhia o amor. Ela sempre escolhia a aventura. Para ela, os dois eram a mesma coisa. E agora ela partiu em um nova aventura, e desejamos apenas coisas boas para ela. (pag.158)



Quando houve o lançamento deste livro fiquei louca para poder comprá-lo logo, e desta forma eu fiz. No entanto com a correria do dia a dia, e as leituras atrasadas acabei esquecendo a obra na estante. Até que neste ano surgiu a Meta Literária Desencalhando Livros fazendo com que eu tivesse a oportunidade de lê-lo.
Quando comecei essa leitura já sabia mais ou menos o que iria acontecer no decorrer da trama, então já supunha que seria uma história bastante previsível. Porém no decorrer da trama me peguei surpresa com alguns acontecimentos, e tomadas de decisão de alguns personagens de forma positiva e negativa. No entanto o que mais me agradou é que tudo aconteceu de maneira natural, nada exagerado, ou que fugisse do contexto deixando a leitura, ainda mais prazerosa e envolvente.

Quando sopro as velas e faço meu pedido, desejo sempre sentir por Peter o que estou sentindo agora. (pag.174)


Bom gostaria de falar um pouco da evolução e do amadurecimento de Lara Jean do primeiro livro ao terceiro. Já que é notório o quanto ela perdeu aquela características típicas da fase da adolescência da garota insegura,que tinha medo e receio de se aventurar ou se envolver . Aqui ela se entrega totalmente ao momento vivendo tudo de forma intensa, mas de forma responsável e isto é muito bacana. Outra questão que me chamou a atenção e que quando ela teve de tomar decisões importantes e se impor fez isso com muito manejo, eu se estivesse no seu lugar juro que teria me desesperado. Enfim a relação de amor entre ela e Peter está mais apaixonante e tranquila, contudo senti falta de ter mais cenas deles juntos. A relação familiar de Lara foi o que me arrancou várias risadas ainda mais a relação de vínculo entre as irmãs, que por mais que elas briguem ou se desentendem nunca deixam de ser falar.  

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da Lara como nos outros livros, a escrita da autora segue a mesma premissa de forma leve, envolvente e cativante.

As vezes, eu queria que a gente tivesse se conhecido com vinte e sete anos. Vinte sete parece uma boa ideia para conhecer a pessoa com quem você vai passar o resto da vida. Aos vinte e sete,  você ainda é jovem, mas com sorte está a caminho de ser quem você quer ser. (pag.297)


Há muito tempo não lia um livro tão viciante e intenso como esse. Na qual a cada virada de página quis ler mais e mais, para saber o que iria acontecer no próximo capítulo. Com aquela típica sensação de que o livro não precisava acabar. No fim acabei ficando morrendo de vontade de saber como Peter e Lara Jean iriam lidar juntos ou de forma individual com as questões da faculdade, entre outros pontos. Queria muito que houvesse uma continuação, contudo a autora cita que este é realmente o fim e que não vai haver outro livro. Uma pena, vou ficar muito triste,  mas como a autora cita essa história ficará eternamente guardada em nossos corações. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este livro, ou se interessaram por esta leitura? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

19 comentários

  1. Sou sincera de dizer que li só as partes últimas porque estou para ler este livro e daí não queria pegar spoilers, mas espero mesmo ver o amadurecimento da personagem como você disse, apesar de que eu gosto dela do jeito que ela é, estou no primeiro livro e já tenho os outros. Estou louca pela adaptação também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A personagem não vai mudar sua personalidade, apenas vai ter uma visão mais amadurecida, tomando decisões difíceis, enfim, leia que você ira entender melhor sobre o que estou me referindo. Beijos e abraço.

      Excluir
  2. Olá! Já li muitas resenhas sobre todos os livros desta série e acredito que todas eram boas resenhas. A história parece ser leve e divertida, onde a personagem parece crescer e entender as voltas e caminhos que a vida tem. Não é do tipo de livro que eu leia com frequência, mas adoraria conhecer sem dúvidas!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Até hoje não li os livros anteriores a esse e nem esse, mas espero ler em breve! Não li sua resenha toda justamente para desviar dos spoilers. É bem legal quando podemos acompanhar o amadurecimento dos personagens, como aconteceu no seu caso com a Lara. Imagino mesmo que seja uma leitura cativante e tenho certeza de que irei gostar!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou super curiosa para ler! Já quero ♥ Adorei a sua resenha!
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu quero tanto ler esse livro, eu tenho os dois primeiros e ainda não consegui concluir a trilogia, mas está na minha eterna lista de desejos. Realmente são livros viciantes, com personagens cativantes, aquele livro que leio e fico com quentinho no coração. Adorei as fotos e só reforçam minha vontade de ter a trilogia completa.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou bem curiosa pra ler essa trilogia. Quero fazer antes de lançarem a adaptação cinematográfica. Acho que deve ser muito legal a trama pois acompanhamos o crescimento e os questionamentos da vida da Lara Jean e seus amores ao longo dos anos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção era exatamente esta termina a leitura da trilogia antes da adaptação, que inclusive estou super ansiosa para assistir. Beijos e abraço.

      Excluir
  7. Gostei da resenha quem não gosta de um bom livro de romance, com certeza irei procura os três livros, porque a historia me conquistou.
    Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente tanto as capas, quanto a história são lindas e acolhedoras, o que me fez apaixonar pela Lara Jean. Confesso que também estou ansiosa pela adaptação.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o primeiro livro da serie e pretendo ler os outros livros e nem sei dizer porque eu ainda não li, uma vez que o final do primeiro me deixou muito curiosa. Sua resenha em deixou com muita saudade dos personagens.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Lhe confesso que os livros dessa série não me chamam muita a atenção, eu tenho uma sensação de que são juvenis demais e isso acabou me afastando deles, no entanto, esse volume, pela sua resenha e por alguns acontecimentos, como a perda da mãe dela, me fazem pensar que o livro está um tanto mais adulto, ainda assim, não me despertou, sabe? Mas, quem sabe um dia... Acho as capas mimosas.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lana, ficou ótima a sua resenha, tenho muita vontade de ler essa trilogia, parece ser o tipo de história que me agrada: leve, mas que causa identificação no leitor.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei a resenha! Na Bienal do Rio do ano passado a autora estava autografando os livros, mas infelizmente eu não pude ir nesse dia. Eu só li o primeiro livro da trilogia, gostei, mas não achei nada demais, apenas um livro para sair da ressaca. Espero que os próximos me tirem essa sensação e me prendam mais. Vou tentar terminar de ler a trilogia antes do filme sair.

    Beijos
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acabei pulando grande parte da sua resenha para fugir dos spoilers, eu li o primeiro livro dessa série e desisti porque a escrita da autora me pareceu maçante demais, mas vejo tantos comentários positivos que penso em continuar haha.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Já ouvi MUITOS comentário positivos sobre esse livro, essa série e confesso que nunca me interessei para começar a leitura. Talvez algum dia eu mude de ideia e por fim conheça a obra, mas não creio que o momento é agora. Gostei de saber que a trama é bem construída e que a personagem amadurece bastante ao decorrer dos livros, é algo que eu particularmente sempre gosto de ver numa história. Adorei demais sua resenha, está bem explicativa e pude ver o que realmente achou do livro inteiro ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu tenho o maior carinho por essa trilogia. Confesso que o segundo me frustrou um pouco, mas achei que o terceiro foi o encerramento perfeito. Assim como você, gostei muito de ver o amadurecimento da Lara Jean e como ela se tornou muito mais segura.
    Eu também queria ter visto mais dela e do Peter, mas admito que ele conquistou mais meu coração nesse livro e que teve momentos que fiquei brava com a Lara Jean por fazer ele sofrer hahaha.
    Adorei ler sua resenha e fico feliz que você também tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Eu gostei bastante dessa trilogia em si. Achei que seria totalmente clichê e previsível, como você, mas que acaba surpreendendo em algumas partes. Para mim, as relações familiares são aquelas que mais me chamam atenção, pois é como você disse: elas podem discutir, mas ainda são irmãs e não vão parar de se falar. É legal que ela conseguiu ter história para os três livros sem que ficasse massante e, ainda por cima, amadurecendo a personagem ao longo da trilogia. Estou doida para ver a adaptação ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Confesso que não li sua resenha. Não quero pegar nenhum spoiler desse livro, por se tratar de um enredo clichê e ser uma história muito curtinha. Enfim, ainda não li o segundo, porém quero mudar isso logo, de preferência antes do filme.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo