Resenha: livro "Dias de Chuva", Carolina Mancini

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Dias de Chuva", escrito pela Carolina Mancini e publicado em 2016 pela Editora Estronho.

Resenha: livro "Dias de Chuva", Carolina Mancini

 "Não éramos uma família. Ao menos não uma que estivesse dando certo. E isso era provado com facilidade visto que mal conversávamos. Eu não tinha vontade, Leonardo por falta de forças e sua tosse frequente, e a pequena Luana por não conseguir aprender a falar, pois não era estimulada. Éramos um tanto silêncio, e outro tanto escuridão." (página 19)

 A narradora é Julia, que nasceu numa família pobre, onde a mãe trabalhava muito e ganhava pouco como faxineira, enquanto o pai se rendia aos vícios da bebida e do jogo. O irmão mais velho de Júlia tinha problemas de saúde, e a irmã mais nova, ainda bebê, tinha dificuldades de desenvolvimento. Até que o caminho da garota se cruzou com o de Audrick, um rapaz que estava no mesmo ambiente onde Julia foi acompanhar a mãe na tentativa de evitar que o pai perdesse o pouco que tinham.

 Eis que Audrick resolveu que ajudaria a família de Julia, e, a partir daí, passou a ser uma espécie de cuidador deles. Inicialmente, através de uma ONG comandada por Miriam (uma amiga da mãe da garota), mas com o tempo foi se aproximando mais e mais, se tornando praticamente alguém da família. Graças ao dinheiro e à interferência de Audrick, a família de Julia se reergueu.

 Porém, Audrick não era um rapaz qualquer, um benfeitor desinteressado. Por que ele escolheu ajudar Julia? O que exatamente ele era? Quais suas reais intenções? Qual o papel de Julia nisso tudo? É o que nós, leitores, descobriremos junto com a protagonista. E as respostas são sinistras, especialmente quando o tio de Audrick resolve aparecer!

 "Eu mirava a lua, mas só conseguia pensar no aperto em meu peito. Quem era Audrick, ou o que era Audrick? Nem a pergunta era fácil de formalizar. Podíamos mesmo confiar nele? Nosso cuidador era um monstro ou eu é que cismava apenas com um lado da história." (página 51)

 Eu não sei se classificaria "Dias de Chuva" como um livro de fantasia ou um romance sobrenatural. Esse é um daqueles livros onde não sabemos qual caminho a história seguirá, o que pode ser bom ou ruim, mas com certeza é um sinal de uma trama original. As transformações na vida da protagonista são muito grandes com o decorrer dos capítulos. A verdade sobre Audrick foi surpreendente. Havia uma dubiedade nele (aliás, vários personagens escondem segredos e não sabemos bem em quem confiar), seus motivos para se aproximar de Julia podem ser meio assustadores.

 Geralmente, tenho certa dificuldade com livros que se passem num período muito longo de tempo. Em "Dias de Chuva", acompanhamos Julia desde menina até se tornar adulta. E para mim é difícil quando, por exemplo, um personagem é muito bom como criança, e eu não consigo me desapegar dessa sua fase infantil e continuar cativada por ele até sua vida adulta. Se não fosse esse meu problema, talvez tivesse me conectado mais com a leitura (caso alguém tenha curiosidade, também tenho "problemas" parecidos com personagens desmemoriados e com anjos).

 "- Você não tem ideia do que eu vi? - Sua voz era baixa, porém nítida. - Eu vi muito sofrimento, apenas por egoísmo. Vi mentiras, vi criaturas horríveis, vi mossas mortes e tudo que eu enxerguei tem me perseguido. Alguém me contou uma história, Júlia, uma história de tempos distantes quando homens e mulheres que almejavam muito poder vendiam a sua alma em troca de favores. Neste tempo remoto, pactos foram feitos que perduram até hoje e em todo lugar desgraças vem acompanhando os que fizeram o acordo e a todos que convivem com eles." (página 197)

 Em certo momento, a mitologia indígena nacional é inserida na trama. E essa foi minha parte favorita da leitura. Eu fiquei encantada pela forma como seres da cultura indígena se tornaram parte do universo fantástico da obra. Em capítulos anteriores já havia menções à cultura africana, com Iemanjá, e essa diversidade cultural foi algo que me agradou muito! Temos também diversidade humana, com personagens brancos e negros, algo que precisamos sim mencionar.

 "Júlia, preste atenção, pois se eu não tivesse vivido, não acreditaria. O pai de santo disse algo que mudou tudo. O velho Jó era um homem que ouvia a verdade escondida na natureza e nunca havia falhado em nenhuma previsão. (...) Jó falou que Iemanjá gostava muito de mim, mas que eu não era dela. Ele disse muito sério que eu era de outra, eu era filha de alma de uma bruxa velha, mais antiga que a terra Brasil. Ele disse que a voz que minha mãe ouviu sim, vinha de Iemanjá que acreditou que eu estacava em perigo, mas a que  eu ouvia era a voz presente na natureza, decifrada por mim, para saber como agir." (página 96)

Sinopse, livro, Dias-de-Chuva, Carolina-Mancini

Resenha: livro "Dias de Chuva", Carolina Mancini fantasia-nacional, livro, resenha, blog-literario, dias-de-chuva, pacto, carolina-mancini, estronho, diagramação, trecho

 A edição da Estronho tem uma capa bonita, com uma ilustração condizente com a trama. Há detalhes no inicio dos capítulos, as páginas são amareladas, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e encontrei poucos erros de revisão (o livro é bem mais bonito pessoalmente do que nas minhas fotos).

 "- Júlia, a diferença entre uma bruxa e uma feiticeira é que a bruxa sempre terá seu poder. Sempre saberá como e por onde agir. A bruxa é a encarnação da magia em um corpo humano. Já uma feiticeira aprende, pega emprestado das forças naturais, os ensinamentos. Mas se ela cair no abismo do esquecimento, perde a pouca magia que aprendeu, pois a ela nada pertence." (página 129)

 Enfim, "Dias de Chuva" foi um livro que me surpreendeu, uma história original, diferente de tudo o que já li na fantasia. Acredito ser uma trama sobre, essencialmente, a busca de Julia por encontrar o seu verdadeiro eu. Com diversidade e representatividade, é uma leitura que recomendo para os apaixonados por ficção fantástica, histórias com feiticeiras e outros seres sobrenaturais e sua ligação com a natureza, e esteja preparado para um pouco de romance e uma boa dose de drama. As dificuldades pelas quais a Julia passa não são poucas!

 Detalhes: 324 páginas, ISBN-13: 9788564590946, página do livro no Facebookpágina da autoraSkoob.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:


16 comentários

  1. Olá, Maria.
    Eu gostei muito dessa capa. Quando comecei a ler sua resenha achei que fosse pegar mais para o lado do suspense com isso de não saber quem era o cara. Mas achei legal também enredar por esse outro lado. Eu gosto muito de mitologia indígena, nossa mitologia é muito interessante, pena que os autores escrevem pouco sobre isso. Se der eu vou ler ele sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, achei a capa linda e a história bem atrativa, só não sei se aguentaria essa passagem de tempo tão longa de acompanhar a personagem até a fase adulta.

    ResponderExcluir
  3. A sinopse chama atenção. Não gosto de temáticas que misturam o sobrenatural, embora a sinopse seja muito boa.
    Achei interessante vc falar da passagem do tempo, realmente as vezes a gente Muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa e que história fascinante!!! Gostei demais e já quero fazer a leitura completa!! <3

    ResponderExcluir
  5. A história me atraiu muito, sua resenha está perfeita, apesar de nunca ter lido antes eu me apeguei a história.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro ainda, mas achei bastante interessante, ótima indicação.

    ResponderExcluir
  7. que legal esse livro
    fiquei com muita vontade de ler já que atualmente é bem difícil encontrar a cultura indígena na literatura <3

    ResponderExcluir
  8. Que história diferente né ? Ainda não tinha lido nenhum livro ou resenha sobre algum livro assim! Boa indicação, achei a história que entretêm bastante e deixa os leitores ligados para não perder nenhuma parte da história.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro. Parece ser bem interessante. E diferente.

    http://www.bugigangaznet.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que fiquei super curiosa pra saber quem É Audrick, ai senhor!! Quero ler por isso.
    Eu já sou um pouco ao contrario, gosto de acompanhar o personagem desde os primórdios e vê-lo crescer e mudar e tal kkk.
    Achei a capa um tanto interessante, gostei da indicação!

    beijos

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito linda a capa e a questão da mitologia indígena!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas gostei da história.
    Gosto de obras originais... e com trajetórias mais inusitadas.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  13. Eu já gosto bastante de livros que te fazem acompanhar o crescimento biológico do personagem, e ver como a história que ele viveu serviu pra torna-lo o adulto que é.
    Blog DiCa_Mattos

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia nem o livro, e nem a autora. Mas depois da sua resenha, vou procurar saber mais. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia mas me interessei sou amante de leituras com ficção fantástica amei vu querer ler com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo