Resenha: livro "Divina Essência", Helena Andrade

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Divina Essência", escrito pela Helena Andrade e publicado em 2017 pela Ler Editorial.

Divina Essência, Helena Andrade, livro, Ler Editorial

 Melissa, a narradora, é uma bióloga que está trabalhando numa pesquisa sobre uma planta que pode ter propriedades úteis no tratamento da talassemia. Melissa sabia bem o quanto seria bom trazer novas esperanças para as vítimas dessa doença hematológica, pois perdeu seu padrasto, o homem a quem considerava como um pai, para a talassemia. Melissa estava na floreta amazônica com os outros membros da equipe de pesquisa, quando ficou sabendo que dois pesquisadores italianos se juntariam a eles.

 "As sensações desencadeadas em meu corpo, diante de seu olhar, eram assustadoras. O ritmo frenético dos batimentos cardíacos intensificados pela respiração irregular. As pernas trêmulas. O suor na mão. Apesar de tentar esquecê-lo não conseguia tirá-lo dos meus pensamentos, do despertar até o amanhecer. Sua imagem povoava até os meus sonhos. Tão perto e tão distante. Se continuar neste ritmo, enlouquecerei." (página 73)

 As especulações e desconfianças sobre os interesses dos novatos foram jogadas para o alto quando os olhares de Melissa e do médico italiano Giovanni se cruzaram. Foi paixão à primeira vista, e Melissa mergulhou de cabeça nesse sentimento. Porém, ela descobriria que Giovanni não estava livre para corresponder aos seus sentimentos, o que traria muito sofrimento para nossa protagonista. Como fingir que nada aconteceu se eles tinham que trabalhar juntos numa pesquisa tão importante para ambos?

 "- Minha amiga, vou te dar um conselho: esqueça esse homem. É o melhor a fazer. Chore, desabafe. Depois esqueça! Não há futuro com ele, e se tiver será nebuloso.
 - Simples assim! - Afastei-me . - Pense se fosse José.
 - Estou com José há dois anos. Você acabou de conhecer o cara.
 Fixei o olhar na água do rio a nossa frente. O curso destoava do turbilhão desencadeado em minha mente. Não havia chance. Minha amiga tinha razão. Insistir significava sofrer. No entanto havia muito mais em jogo. (...) Agora mais que nunca precisava seguir em frente." (páginas 52 e 53)

 Esse foi o meu primeiro contato com a escrita ágil da autora. Comecei a leitura sem imaginar quais caminhos a trama tomaria. Achei sensacional todo o trabalho de pesquisa da autora para abordar a doença, ambientar a trama nos lugares onde Melissa ia com sua equipe e para falar sobre como funciona o trabalho dos pesquisadores, foi tudo muito bem feito e convincente.

 "- Por que ficou comigo? - Enfim consegui verbalizar a pergunta insistente vagando em mim." (página 83)

 Melissa é uma personagem que tem voz própria e que luta pelo que quer, é possível perceber como seus sentimentos são intensos em relação à Giovanni. Ele foi uma incógnita para mim por boa parte da leitura, assim como era para a protagonista; ao longo dos capítulos, quis muito entender quais os motivos dele para agir como agia com Melissa. Temos um bom número de personagens secundários que contribuem para o desenvolvimento da trama: Lorenzo, o outro pesquisador que veio da Itália, primo de Giovanni; a família deles; os demais pesquisadores que trabalham com Melissa; a família dela, composta por mãe, duas irmãs (uma prestes a se casar) e um pai com quem não tinha um bom relacionamento.

 Acredito que "Divina Essência" seja um romance dramático. O que mais se destacou aos meus olhos, foram todas as provações pelas quais Melissa passou e que lhe fizeram questionar se valeria a pena continuar com o seu trabalho de luta contra a doença que parecia sempre vencê-la nas batalhas. Melissa perdeu pessoas queridas, viu de perto toda a dor que a talassemia causava, ela e seus parceiros de pesquisa arriscaram a vida inúmeras vezes pelo trabalho. Não é qualquer um que consegue enfrentar tudo o que ela enfrentou!

Resenha, livro, opiniao, critica, resumo, sinopse, Divina-Essência, Helena-Andrade, ler-editorial, literatura-nacional, romance, talassemia, quotes, trecho, fotos, imagem, diagramação, capa
livro, Divina-Essência, Helena-Andrade, ler-editorial, talassemia, sinopse
Resenha, livro, opiniao, critica, resumo, sinopse, Divina-Essência, Helena-Andrade, ler-editorial, literatura-nacional, romance, talassemia, quotes, trecho, fotos, imagem, diagramação, capa

 A edição da Ler tem uma capa linda! As páginas são amareladas, a diagramação traz detalhes no início de cada capítulo, letras, margens e espaçamento entre uma linha e outra de bom tamanho, e poucos erros de revisão.

 "Divina Essência" foi um livro nacional que me cativou, e que eu recomendo, mas já aviso para que preparem o coração, pois alguns acontecimentos podem deixá-lo dilacerado! Volta e meia, costumo anotar algo novo que tenha aprendido com um livro, em "Divina Essência" conheci um antigo costume dos casamentos na Inglaterra, que Melissa e as irmãs realizavam: "something old, something new, something borrowed, something blue and a silver sixpence in him shoe", em tradução: "algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda de seis centavos nele", fazendo referências a objetos que os noivos deveriam usar na cerimônia.

 Detalhes: 296 páginas, ISBN-13: 9788568925553, Skoob, site da autora, página no Facebook. Disponível em físico e e-book na Amazon.
 E por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? ATENÇÃO: se ficou interessado em concorrer a um exemplar de "Divina Essência", clique aqui e participe do sorteio de aniversário do blog, onde ele e mais 31 livros estão sendo sorteados.

* Clique aqui e participe dos demais sorteios do blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

38 comentários

  1. Mari, eu amei a nova resenha! Saber o quanto a história foi fascinante pra você me passa encantou. É Divino conseguir despertar isso no leitor é uma dádiva para mim. Gratidão pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Com uma resenha dessas é impossível não ficar doida para ler o livro, hahaha. Adorei saber tua opinião e fiquei louca pra ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu bem!

    Adorei a sua resenha e fiquei muito curiosa para saber o que acontece com Melissa e Giovanni. Cê realmente me passou a vontade de ler o livro, obrigada por isso! ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem? Eu confesso que ao ler o título e a capa eu achava que seria um livro mais leve e até mais raso, mas lendo sua resenha percebi que não. Parece um drama muito bem desenvolvido e é muito bom quando a gente percebe que os autores pesquisaram bastante pra comentar um assunto. Acho que vou gostar da leitura.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante a história isso é fato, mas uma coisa eu tenho que falar, a maioria se não todas as capas dessa editora são feinhas e nem sempre condiz em nada com a história heim? Esse livro parece ser lindo mas se eu fosse pela capa, jamais compraria. Obrigada pela bela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo sobre as capas, os últimos livros da Ler tem tido capas tão lindas (já viu a de O encantador de livros?).

      Excluir
  6. Confesso que essa capa não me chamou a atenção nadinha, se visse na livraria nao compraria, mas o enredo... Adoro um drama haha e saber que a personagem passou por varias provações durante a leitura me estimulou.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, ainda mais de um livro nacional!

    Enfim, que ótimo que ele te cativou, e que ate aprendeste algo novo com ele! Aprendemos sempre!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ah, como eu amo romances desse tipo! Às vezes a gente procura um livro com um pouco mais de drama que o normal e, talvez, esse possa se encaixar no que ando procurando. Gostei também no que move a principal, a sua pesquisa sobre talassemia. Tenho uma prima que luta com essa doença e, por isso, todos da família temos uma comoção muito grande sobre isso. Adoraria ler uma história que tivesse como tema esse assunto.
    Dica super anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oii

    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e pelo que notei a forma como a autora soube abordar o tema cativa e prende o leitor, isso é ótimo.A capa também está maravilhosa.
    Quando surgir a oportunidade, quero conferir também essa história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a forma que vc resenhou o livro e mesmo gostando de um drama, ando tão cansada de romances, mas não minto que deu vontade conferir rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! Não conhecia o livro ou a autora. Achei muito legal a criação da história com uma bióloga e com a vida profissional dela, de sair fazendo pesquisas para descobrir a cura para determinada doença, que ela já viu de perto como pode ser terrível. Gostei que a autora encaixou o romance neste ponto e fiquei curiosa para descobrir o por que do mocinho se manter distante. E também quero saber se eles conseguem descobrir o tratamento para a doença!


    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu tenho que confessar, antes de mais nada, que detestei essa capa e que, se não tivesse lido sua resenha, não gostaria de ler essa obra. Eu achei muito interessante o que você disse sobre a personagem principal e fiquei muito contente por ela ir atrás das coisas que quer, eu gosto muito quando isso acontece. Gostei muito de saber que o livro te cativou e espero que o mesmo aconteça comigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ainda bem que gostaste de ler este nacional!

    Enfim, a parte física do livro não chamou a minha atenção, nem o género dele, mas que ótimo que ate conseguiste anotar algo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Uau, parece bem dramático! Coisa que gosto neste tipo de livro.
    Achei interessante de que apesar de ter romance a primeira vista ele não foi algo tão fácil, o que é melhor para ter uma história mais desenvolvida.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  15. Olá! A resenha como sempre esta muito boa.. O livro não me chamou a atenção mas gostei do fato da personagem principal ter voz própria.. a trama parece ser interessante, aos fãs do gêneros será um pranto cheio!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  16. Conheço o livro, mas não o li ainda. Na verdade, foi a primeira resenha que li a respeito dele, e me ajudou a saber melhor o que esperar da leitura.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  17. Não curti a capa do livro, mas gostei da sua resenha e a premissa parece ser bem interessante. Não sei se o leria por agora, mas acredito que deve ser uma boa leitura, sim.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que a premissa do romance é mais do mesmo para mim, mas o fato da autora ter se empenhado para falar da doença em questão é um ponto positovo que me ganhou. Romance dramático anotado.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Nossa, não conhecia esse livro e achei a história bem diferente e bem interessante. Adoro esses livros que acabam com o psicologico e com o coração do leitor haha
    Mas uma coisa tenho que te falar, ow capinha feia hein? Se eu fosse só pela capa, pode ter certeza que eu passaria longe da obra haha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Estou bem curiosa com essa leitura. Gosto da proposta da trama e parece ser daqueles livros que deixam a gente com o coração apertadinho.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem ? Eu compro muitos livros pela capa e essa não me chamaria a atenção, mas pelo visto, seria um disperdicio, pois ao ler sua resenha, vi que é um enredo denso e bem desenvolvido. Essa coisa de acabar com o psicologico é sensacional, li um livro ano passado que me destruiu até hoje rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a obra. E somente olhando a capa confesso que ela não me atrairia. O enredo, pelo que você contou, me deixou com uma pontinha de curiosidade. Como voltei a ler romances de uns dias para cá vou anotar a dica, só não sei quando vai sair do hall das dicas. Mas ainda assim, gostei de saber que a obra é nacional. Amo literatura nacional. Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  23. Não gostei da capa, mas adorei o enredo e acho que é o tipo de livro que vou devorar, ainda que você tenha avisado que pode deixar meu coração dilacerado. Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Helloo, tudo numa nice?!
    Hum... eu não curti a capa. Não gosto de rostos em capas porque dirimi a nossa imaginação sobre as personagens. Também não curto esse negócio de paixão a primeira vista, simplesmente porque não acredito nisso.
    Mas amooo um bom drama. Não sei se essa leitura é para mim, portanto deixo a dica passar. Mas que bom que se viu cativada pela obra. É sempre bom conhecer nacionais bem escritos e que nos chama a atenção.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  25. Oie!

    Eu já adorei o fato da protagonista possuir uma profissão incomum na literatura, que é o de bióloga. Adorei conhecer a história, porque me parece ter uma dose de drama muito boa, na medida que eu gosto e a protagonista me parece ser o tipo que eu gosto também, determinada. Anotei a dica! :D

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Mari!
    Você me ganhou na sua resenha quando disse que a autora pesquisou para escrever sobre a doença e fazer a ambientação da trama de forma mais que satisfatória! Gosto muito de histórias que deixam a gente perceber que houve sim muito trabalho por trás e me pareceu que é o caso aqui. A premissa também é muito boa e pelo o que você contou, funcionou bem ao longo de toda a história. Fiquei super interessada e já marquei na minha lista :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Gostei muito da sua resenha, eu estou começando nessa fase de livros Nacionais e posso dizer que fiquei muito interessada, me parece ser um livro intenso e saber que o livro fala sobre tantas tradições.

    Beijos
    Florescendo Livros

    ResponderExcluir
  28. Oie!

    Conhecia a obra de vista por causa da parceria com a Editora, mas nunca havia lido uma resenha dela ou tive a oportunidade ainda de lê-la, mas espero em breve conseguir, pois parece ser uma leitura bastante interessante, a dica ficou anotada aqui!

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Olá Maria,
    Eu esperava muitas coisas desse livro menos que ele poderia dilacerar o coração do leitor, o que achei muito legal. Gostei muito da forma como tudo parece ser construído nesse livro e acho que é um daqueles livros nacionais de excelente qualidade, vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Eu até gosto de livros de romance dramático, mas quando a história me prende a atenção. Esse eu notei que vou ficar um pouco chateada em alguns momentos, então vou deixar anotado para um outro momento.
    Mesmo assim, anotei a dica para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  31. Oi.
    Pela capa imaginei um enredo totalmente diferente.
    Gostei dessa ambientação, aachei a história bem diferente e fiquei interessada em saber mais sobre a pesquisa e os locais que eles vão.
    Essa carga dramática é algo que gosto, mas tenho que estar oreparada para ler
    Adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oiiii,

    Achei bem interessante o enredo do livro, fiquei curiosa pra saber sobre esta pesquisa e sobre a doença, pra além do romance. Fiquei me perguntando qual o impedimento que o Giovanni tem para poder ficar com ela rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    A capa não me chamou a atenção, mas eu adorei a idéia da narrativa! É diferente ter uma bióloga como protagonista, eu adorei! Fiquei interessada, já quero participar dl sorteio haha

    ResponderExcluir
  34. Oi Maria, como está?
    Primeiro, uma protagonista bióloga é algo muito interessante. Eu já amei o livro, em parte, por isso.
    Segundo e muito mais importante, a abordagem de uma doença rara e pouco vista em livros. Procurei para saber um pouco mais e nossa, essa obra acaba sendo bem importante para se informar mais sobre essa moléstia que afeta tanta gente.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da história, um tema de pesquisa muito interessante. Mas eu gostei mesmo do mocinho ser italiano, ADORO! E eu acho que esses romances rápidos, porém intensos, deliciosos de ler. Não gostei da capa, mas gostei da diagramação interna. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  36. Uau!
    A capa é linda e a sinopse te faz divagar e já criar expectativas do final do livro.
    Haaaa com absoluta certeza estará na lista de leitura e resenhas deste ano.
    Muito grata pela dica de leitura.
    Bjs da Rê! 😍😘😍😘

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo