Aniversário de 8 anos do blog Pétalas de Liberdade, uma reflexão e sorteio (32 livros para 4 ganhadores)



 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje, 27 de março, o Pétalas de Liberdade completa 8 anos de existência (nos dois primeiros, era um blog pessoal, mas conforme fui retomando o gosto pela leitura, se tornou literário).

 E desde então, são mais de 1200 posts, nos últimos meses a atualização é quase diária, contamos com aproximadamente 400 resenhas, mais de 1900 seguidores, 4700 curtidas, 1300 seguidores no Twitter. Em dois anos de canal, são mais de 100 vídeos e 1000 inscritos. No Instagram, desde 2013, são mais de 1200 posts e 3000 seguidores.

 E o que que esse monte de números quer dizer? Pra que eles servem?

 Servem para, na pesquisa de opinião que tem aqui no blog, onde pergunto o que poderia melhorar, responderem que o blog deveria ter mais seguidores, como se eu determinasse esse número. Serve pra sempre dizerem que não conhecem os livros sobre os quais falo, dizerem que leio livros estranhos. Eu queria sim poder comprar ou receber os best sellers, os lançamentos das editoras para resenhar, o que nos leva ao próximo ponto.

 Esses números do início do post servem para eu me inscrever em seleções de parcerias e só receber nãos. Para vocês terem uma ideia, para me organizar, anoto num caderno as seleções em que me inscrevo, e desde 2013, são 7 páginas de seleções anotadas, 6 só de nãos, e 1 de sins.

 O número de seguidores é parte dos critérios das editoras para selecionar seus parceiros, e ser selecionado não é só uma forma de receber "livros de graça", que na verdade nunca são de graça, já que a editora espera algo em troca; ser selecionado é uma forma de reconhecimento pelo seu trabalho, uma forma de mostrar que as suas resenhas são relevantes.

 A maior parte dessas seleções acontece no início do ano, e é desagradável passar o mês inteiro só recebendo nãos. E quando vem um sim de uma editora maior, é pra fazer parte dos parceiros do selo secundário, do time reserva, nunca do principal. É como se te dissessem: você é bom, o seu blog é bom, mas ainda não é bom o suficiente.

 E eu me pergunto quando vai ser suficiente?! As três, quatro horas para escrever uma resenha, para buscar as melhores palavras, não são o suficiente. Mais de uma hora fotografando o livro, editando as imagens, não é o suficiente. Revisar o texto, duas, três vezes, não é o suficiente. 

 Durante esses anos, já vi perfis sobre livros com números menores de curtidas que o meu, conseguindo parcerias que tento por anos; perfis no Instagram que em 3 meses chegam aos 10 mil seguidores e já desbloquearam a opção de colocar links nos stories, criadores de conteúdo literário que conseguem parcerias com resenhas cheias de erros ou onde não dá para perceber se o resenhista gostou ou não do livro. Eu não estou criticando as editoras por escolhê-los, nem o conteúdo deles, eu estou tentando ao longo desses anos entender o que me falta?! O que mais eu tenho que fazer para ter um retorno, seja na aprovação numa seleção de parceria, seja recebendo comentários  no blog, no Instagram ou na fan page, seja num vídeo passando de 100 visualizações?

 Talvez agora você deva estar pensando, se eu estou reclamando tanto assim, para que continuo? E é algo que também já me perguntei inúmeras vezes ao longo desses oito anos.

 E a verdade é que eu gosto de falar sobre livros.  Eles mudaram minha vida pra melhor, muitas vezes são o meu refúgio, me motivam e inspiram. E a cada livro bom que termino de ler, a cada resenha que escrevo, a cada comentário que recebo, a cada vez que um leitor vem conversar comigo sobre livros, sinto que vale a pena continuar falando sobre leitura num país onde ela é tão pouco incentivada.

 Livros servem de base pra filmes que são indicados ao Oscar, séries, peças, novelas, e ainda assim são tão pouco valorizados.

 Acredito que se quero que a leitura faça parte da vida de mais pessoas, tenho que contribuir para isso. Comprando livros, lendo, falando e apoiando quem fala sobre livros. E é o que peço que você também faça! Fale sobre os livros que você lê. Se chegar a um vídeo no youtube, clique em gostei, deixe um comentário, se você vem sempre aqui mas ainda não é um seguidor, siga, se vê conteúdo literário no Instagram ou no Facebook, deixa um like, não tenha dó do botão de curtida! Se viu uma resenha, deixe algumas palavras. Tem posts de sorteio onde a pessoa não é obrigada a comentar que ultrapassam os 70 comentários, mas pra gente poder presentear um leitor, para o blog continuar existindo, a gente precisa de comentários, de apoio, também nos outros posts que não são sorteios. Pode não fazer muita diferença para você esses segundos apoiando alguém, mas vai fazer uma diferença enorme pra quem está do outro lado da tela.

E por hoje é isso. Agradeço à colaboradora Lana por toda a ajuda com o blog, às editoras e autores que acreditam no Pétalas de Liberdade, alguns que estão há pouco tempo com a gente, outros que nos acompanham há anos. Espero poder estar aqui novamente no ano que vem, comemorando mais um aniversário do blog.

SORTEIO


Sorteio-livros

 E para comemorar o aniversário do Pétalas de Liberdade, junto com blogs e canais amigos, montei um sorteio de 32 livros, divididos em 4 kits, com 8 livros em cada kit.

Sorteio-livros

 Kit 1: Mulheres que não sabem chorar + 2 marcadores (Poesia na alma), A oportunista (Uma Conversa Sobre livros), Férias no acampamento Pikachu (Oxente, leitora!), Contos e crônicas do absurdo (Pétalas de Liberdade), O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Biblioteca Fantástica), As crônicas de marte Seguindo o Coelho Branco, Nem Fred Explica (Alegria de viver e amar o que é bom), As sobrevivente (GETTUB).

a Rafflecopter giveaway

Sorteio-livros

 Kit 2: Divina Essência (Conjunto da Obra), Não é um Conto de Fadas (Próxima Primavera),  Operação Red Sparrow (Eu Pratico Livroterapia), Contos e encontros do coração (Pétalas de Liberdade), Serafina e a Capa Preta (Leituras e Delírios), Perigosa Atração Seja Cult, Reunião de Heróis (Vivendo Sentimentos), O Sol na Cabeça (Lendo e Escrevendo).

a Rafflecopter giveaway

Sorteio-livros

 Kit 3: Volúpia de Veludo (Suddenly Things), Geek Love (Ei Nati), Boneco de neve (Reino da Loucura), Contos de um Natal sem luz volume III (Pétalas de Liberdade), Meu quintal é maior do que o mundo (Conduta Literária), A força que nos atrai (Livreando), Perigosa Atração (Aquela Epifania), A Máquina de Contar Histórias (Livro Lab).

a Rafflecopter giveaway

Sorteio-livros

 Kit 4: III - A hora morta - volume 2 (Pétalas de Liberdade), 172 horas na Lua (Livros e Feminices), Tartarugas Até Lá Embaixo (Ana Crisinah), Bruxos e Bruxas (As 1001 Nuccias), Depois de você (Leitura Descontrolada), Julie & Julia (Degradê Invisível), Sem mais, o amor (Blog Tamires de Carvalho), Um pai de cinema ( De Cara Nas Letras).

a Rafflecopter giveaway

REGULAMENTO:


- O sorteio será feito pelo formulário do Rafflecopter (NÃO SABE COMO USÁ-LO? No computador: clique em "Log In" para entrar com o seu Facebook ou em "Use Your Email" para entrar com um e-mail. Pelo celular, clique em "Enter the Giveway" e siga os mesmos passos. Depois clique em "e-mail" para deixar seu e-mail para contato, digite seu e-mail e clique em "Enter". Faça os mesmos passos nos próximos 8 campos. Após ter cumprido todas essas entradas obrigatórias, aparecerão as entradas opcionais, que você preenche se quiser aumentar as suas chances de ganhar).

- Cada kit terá um vencedor.

- Início das inscrições: 27/03/2018

- Término das inscrições: 27/04/2018

- O sorteio será realizado em até uma semana após o término das inscrições. Os nomes dos sorteados ficarão disponíveis nos formulários. Os sorteados receberão um e-mail solicitando nome completo, endereço e CPF (os Correios exigem o CPF) para envio do prêmio e terão o prazo máximo de uma semana para responderem, ou o sorteio será refeito.

- É necessário ter um endereço de entrega no Brasil.

- O envio dos livros será feito pelos seus respectivos blogs em até 30 dias após o recebimento do endereço do sorteado, portanto, os livros chegarão em datas diferentes. Não nos responsabilizamos por danos ou extravios dos Correios, ou por um segundo envio em caso de ausência de quem o receba ou dados incorretos fornecidos pelo participante.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o Pétalas de Liberdade.

 Boa sorte!

* Clique aqui e participe dos demais sorteios do blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

24 comentários

  1. To torcendo e participando!
    camilafcosta12@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Participando! ^^ Pena que me confundi em duas das inscrições de e-mail e coloquei a link do facebook. ^^ rsrs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário de 8 anos do blog, sucesso sempre!!!
    Participando!!! soaresmilena7@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Aniversário de 8 anos do blog, muito sucesso e inspiração!!
    Participando!!
    lucia_esantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Que sorteio lindo!
    Parabéns ao Blog, vida longa!

    PARTICIPANDO!

    Eu e a minha casa precisamos do Kit 4 rs. Julie e Julia S2


    Samanta Samy

    samanta.samy.carmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!!!!!!!
    Dedos cruzados pra conquistar um desses kits!!!!!

    ResponderExcluir
  7. torcendo p/ ganhar..............................lecidias09@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Participando!
    vitoriapantielly@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos 8 anos! Participando ;)
    isabelaalebasi@yahoo.com.br
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Participando e torcendo bastante!
    Clarisse Oliveira
    Clarisse.c.o.n@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelos oito anos do blog!! Sucesso sempre!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Participando!
    Thaís Dória de Góes
    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  13. Participando!!
    Lara Silva
    laralindinha2009_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. show !! eu querooooo....
    Parabéns!! e que venham muitos anos mais =D

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelos oito anos do blog! Sucesso sempre! =D
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ...
    Participando
    arm.virtual@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. torcendo muito para ganhar, quem sabe os 4 sorteios hahahah

    ResponderExcluir
  18. bom dia, onde vejo o resultado dos 4 sorteios? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nomes dos vencedores aparecem nos formulários.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo