Resenha: conto "Morella", Edgar Allan Poe #12MESESDEPOE

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago a resenha do quarto conto do desafio literário #12MesesdePoe, a leitura escolhida para abril foi "Morella".

Morella, conto, Edgar-alan-poe
Skoob
 Ele é narrado por um homem que se casou com uma mulher a quem não amava, embora sentisse certa afeição por ela. Seu nome era Morella, e ela se interessava por leituras diferentes, estranhas, que compartilhava com o marido e que acabavam interferindo em seu jeito de se expressar. Com o tempo, surgiram, no narrador, sentimentos ambíguos: ao mesmo tempo em que ele gostava dela e de seu jeito, ele quase a odiava e queria se ver livro da esposa. Não quero falar mais para não dar spoiler, mas o fato é que Morella marcaria sua vida para sempre.

 Eu li o conto duas vezes, e nesse post trago a minha interpretação sobre ele, a forma como eu vi a relação entre o narrador e Morella, que pode ser diferente da interpretação que outras pessoas tenham. Pude perceber um ar trágico, sombrio e melancólico na obra. O conto tem uma linguagem bem rebuscada (afinal, foi publicado em 1835), e não consigo dizer que gostei dele ou apontar um motivo para não ter gostado; não fui tocada, cativada, fiquei indiferente ao que li (talvez se houvessem mais páginas para desenvolver melhor a história), de forma que ainda não virei fã do autor.

 Um trecho:

 "A erudição de Morela era profunda. Asseguro que seus talentos não eram de ordem comum, sua força de espírito era gigantesca. Senti-a e, em muitos assuntos, tornei-me seu aluno. Logo, porque verifiquei que, talvez por causa de sua educação, feita em Presburgo, ela me apresentava numerosos desses escritos místicos que usualmente são considerados como o simples sedimento da primitiva literatura germânica. Por motivos que eu não podia imaginar eram essas obras o seu estudo favorito e constante. E o fato que, com o correr do tempo, se tornassem elas também o meu pode ser atribuído à simples mas eficaz influência do costume do exemplo."

 Enfim, é isso. Alguém aí também está participando do desafio ou já leu o conto? Para o mês que vem leremos "Revelação Mesmeriana".


Até o próximo post!
Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

2 comentários

  1. Já te respondi lá na página, mas é bem comum de algumas pessoas não gostarem de Poe: as vezes o conto é erudito demais, ou obscuro demais, ou a história não cativa... isso acontece com qualquer escritor né? Espero que goste dos demais contos.

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdePoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo os livros do allan poe!
      desde o colegio sempre lia tudo o que tinha nas bibliotecas
      acho cativante toda e qualquer historia, e alguns precisei sim de um dicionario ao lado para acompanhar kkk
      mas valeu a pena de mais!!!

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo