Resenha: livro "Bichanos", Clayton de La Vie

 Olá pessoal, tudo bem com vocês: No post de hoje venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro "Bichanos, contando gatos", uma antologia de contos organizada pelo Clayton de La Vie e publicada em 2016 pela Editora Fonzie.

resenha, antologia, bichanos, gatos, contos, clayton-de-la-vie, opiniao, fotos, editora-fonzie, capa

 Como já mencionei, é uma antologia, composta por onze contos, todos com gatos, os simpáticos felinos, como tema. Vou falar um pouquinho sobre cada um.

 "Gatuno e o espaço do astronauta", escrito por Leonardo Otaciano, abre a antologia e traz a história de três gatos colegas, sendo que um é muito curioso e tem um dono apaixonado pelo espaço. É um conto fofo e fala sobre sonhos.

 "Gatuno, o Gato Espacial, com a cara mais lavada do mundo, descobriu de maneira pitoresca que nenhum sonho é impossível, que para alcançá-lo precisa somente de empenho, que, embora seja necessário e encantador ter amigos, eles nem sempre estarão presentes na hora da conquista, mesmo que tenham te empurrado para a Via-Láctea do sucesso." (página 16)

 Guilherme Olí é autor de "Bacon", um conto muito bem escrito sobre como a companhia de um gatinho pode estimular uma pessoa a se cuidar mais. Esther Lya Livonius nos deixa tensos para saber como a gatinha Freya vai se livrar de uma situação complicada e perigosa, mas o desfecho é surpreendente e divertido. O quarto conto, do Emídio Penariol, é sobre um gato que quase morreu por causa da sua curiosidade.

 "Uzziel", do João David Alves, é uma história curtinha e sensibilizante sobre perda. "O filosofar de um gato" é narrado por Ralph, um felino que realmente parece um filósofo no seu jeito manso de falar sobre sua existência. O sétimo texto, escrito por Apollo Souza, é sobre um gato solitário que encontrou um lar num momento bem inesperado.

 A história de Luna, em "Mère Chat" (Gabriel Caetano), é incrível, e nos mostra como gatos também podem ajudar no desenvolvimento de uma criança, sendo tão capazes de se tornarem amigos fiéis como os cães. "Amor de gato" é baseado em fatos reais, e pode ser considerado dois contos em um, pois traz a história pelos olhos de uma gatinha e também através das palavras de sua dona. "Freud", do Clayton de La Vie, é uma história curtinha sobre um narrador que decide espionar um gato misterioso, será que ele vai descobrir alguma coisa?

 E se o livro começa com astronautas e espaço, também termina com esse tema. O último conto, intitulado "Marte dos gatos", de autoria de Ingryd Novais, traz a amizade de um garoto que sonha em ser astronauta e seu gatinho Félix, o que o garoto não imaginava era que seu gato lhe proporcionaria uma viagem muito especial.

 Não consigo escolher um conto favorito. O que temos nesse livro são histórias muito bem narradas, sob o ponto de vista dos gatos e dos humanos, que mostram um lado amoroso dos felinos, muitas vezes não reconhecido. Eles são bichinhos realmente muito curiosos, mas não são insensíveis como alguns humanos acreditam, são só mais independentes e discretos que um cachorro (tem três gatos na casa da minha mãe, e eles dão muito menos trabalho que os três cachorros).

gabriel-caetano, livro, antologia, bichanos, gatos, fonzie
contos, bichanos, fonzie,
contracapa, sinopse, livro, fonzie

 A edição da Fonzie está muito bonita, a capa é linda e condizente com a temática, as páginas são amareladas, há poucos erros de revisão, as letras, margens e o espaçamento entre as linhas tem um tamanho bom, e há uma infinidade de detalhes e ilustrações fofas.

 Fica a sugestão para quem busca uma leitura rápida e para quem gosta de histórias sobre esses bichinhos tão fofos que são os gatos.

 Detalhes: 76 páginas, Skoob, ISBN-13: 9781537186535, compre na loja da editora.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: alguém aí tem gatinhos? Já conheciam o livro? Qual conto lhe interessou mais? Lembrando que quem comentar no blog durante o mês de abril concorre ao livro "Ninfeias Negras"!

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

15 comentários

  1. Mari!
    Sou apaixonada por animais e os gatos são muito mimosos, né?
    Deve ser um livro lindo, sem contar que adoro contos e devem ser bem interessantes.
    Acabei de ler Pet e Companhia, também são contos, mas com vários animais de estimação. Lindo!
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de eu gostar bastante de gatos - inclusive tenho um - tenho um problema com livros que tenham animais.
    Não sei bem o porque disso. Apesar disso, me aprece ser um livro bem fofo.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Adorei o livro, conhecia mas nunca tinha lido nd sobre ele, qro ler com toda ctz, o enredo parece ser bom...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria
    Adoro este tipo de leitura e fiquei bem curiosa para ler este livro!
    Adoro contos e também curto gatinhos :)
    Já coloquei na minha lista
    Bjs, querida e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria, eu não costumo ler esse tipo de livro, mas achei muito fofa proposta e super original, conclusão, gostei <3 eu daria uma chance

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!
    Gente, esse livro deve ser a fofura em forma de livro. Geralmente gatos não gostam de mim, mas eu me identifico muito com eles.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,sempre gostei muito de contos. Pois geralmente são contadas histórias leves e que são ideais para ler depois de uma leitura mais densa.
    Mas nunca li nenhum livro de contos somente sobre gatos.
    Lendo sua resenha, gostei da história da Luna. Me lembrei de quando tinha uns 10 anos e de como um gatinho foi especial para mim nessa época. Lembro-me dele com muito carinho até hoje.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Uau! Que diagramação linda!
    Gatos são animais curiosos e muito fofos!
    Fiquei interessada no livro, ainda mais que tem um conto da Esther Lya. Li um livro da autora e a escrita dela é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Adoro contos e com esse tema, melhor ainda. Amo gatos, tenho uma gatinha. Claro que vou querer ler essa obra linda. Parece muito divertido!
    Parabéns pela resenha. Ótima dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Awn, já achei super fofo a capa!
    Eu amo gatos e me interesse muito por esse livro de contos, principalment pelo conto "Uzziel", do João David Alves, quero muito ler!!
    Vou já procurar no skoob, beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari, tudo bem??
    Bem legal essa antologia ein, ainda mais quando se fala desses felinos lindos... amo gatinhos e mesmo que eu não possa ter porque moro com a minha mãe e ela é alérgica, vivo paparicando os gatinhos dos outros haha. Gostei muito das premissas, parece um livro bem recheado de histórias incríveis. Xero!

    ResponderExcluir
  12. Que antologia mais linda! Eu amo gatos, então gostei demais desse livro. Principalmente por ter contos tão fofos e mega diferentes.
    Já quero!

    ResponderExcluir
  13. A edição está mesmo muito bonita! Amei as imagens na diagramação! Gostei da temática e de alguns contos, parecem intrigantes e se você não conseguiu escolher um favorito, todos são legais! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Mari.
    Assim como a diagramação, a capa também está linda, trabalharam super bem no livro.
    Adoro contos e adorei a temática do livro, bem diferente. Conheço uns dois autores presentes no livro e fiquei curiosa para ler os contos. Fico feliz que você tenha gostado!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o livro!! Sou apaixonada por livros que tenha gatos no meio imagine minha alegria em ler a resenha e ver 11 contos falando de gatos!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo