Resenha: livro "A alquimia da tempestade e outros poemas", D. G. Ducci

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro "A alquimia da tempestade e outros poemas", escrito pelo brasiliense D. G. Ducci e publicado em 2016 pela Editora 7 Letras.

Resenha, livro, poesias, trechos, "A alquimia da tempestade e outros poemas", D. G. Ducci


 É um livro de cerca de 100 páginas, que pode ser lido rapidamente. Traz poemas que, em sua maioria, tem apenas uma ou duas páginas. São poemas de diversos tipos e estilos, com rimas, sem rimas, sonetos, poemas mais longos, poemas que não são divididos em estrofes, somente em versos. E há até um poema em inglês. Alguns parecem ser respostas ou continuações de outros, temas reaparecem páginas na frente.

 A obra é divida em duas partes: "Os outros poemas" e "A alquimia da tempestade". A segunda parte se divide em "A Brisa", "O vento", "A chuva" e "O furação".

 Eu não sei muito sobre poesia, mas como digo sempre: admiro quem consegue escrevê-las. Acredito ter pego o livro em um período não muito propício para ler uma obra do gênero, mas mesmo assim consegui encontrar poemas que me agradaram bastante.

 Sobre os textos que mais gostei: "Morrerei", na página 78, é o meu preferido, com sua temática referente à morte, até me lembrou dos escritos do Edgar Allan Poe. "Prólogo e invocação", na página 35, me ganhou com a expressão "Poesia é redenção". "Poesia-gangrena", poema que abre o livro, traz uma espécie de crítica à poesia feita sem cuidado e sem técnica, e me arrancou uma risada logo de cara, tanto que postei parte dele lá no Instagram (@marijleite, clique para ler). "Pária" fala sobre alguém que prefere não ser como todo mundo. E "Não soneta" fala sobre a cultura que temos à mão, na forma da poesia, mas que não apreciamos.

"Agora eu os peço
para me deixarem em paz.
Minha vida prefere a calma
mesmo que a calma seja muito forte."
 (Pária, página 26)

Não-soneta, poesia, livro, A-alquimia-da-tempestade-e-outros-poemas, D.-G.-Ducci
livro, poesias, poema
a alquimia da tempestade

 Sobre a edição: a capa é simples e bonita, as páginas são amareladas e porosas, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

 Detalhes: 105 páginas, ISBN-13: 9788542104578, Skoob. Onde comprar online: site da editora.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da minha pequena resenha. Fica a recomendação para quem gosta de livros de poesias. E agradeço à Oasys Cultural pelo envio do exemplar.

11 comentários

  1. Adorei! Gosto muito de poemas <3 O livro é muito bonito, mas confesso que não conhecia! Fiquei bem curiosa. Esses trechos que você selecionou mostraram que a obra é bem bonita. Eu gosto bastante de livros assim, que terminamos rapidamente e que são leves <3 Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho essencial todos nós darmos um tempo aos poemas, eles são sempre profundos e falam muito da pessoa que os escrever.
    É um livro curto, consegui ler Não Soneta e achei interessante, imagina os demais ♥
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Ah, poesia é indescritível.
    Eu particularmente gosto muito de ler, sempre que posso estou conferindo.
    Ainda não conhecia a obra, gostei da indicação.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Recebi esse livro também da Oasys Cultural para resenhar e devo começar a ler amanhã.
    Gosto demais de poesias e quando vem de forma diversicada como aqui, tanto em termos de estrutura, como de tema ficca ainda mais interessante.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Confesso que não tenho o hábito de fazer a leitura de obras do gênero e fico feliz em saber que mesmo você não pegando o livro em uma época muito propícia à leitura conseguiu gostar.
    Não entendo quase nada sobre poemas, mas assim como você admiro quem consegue se expressar dessa forma e tocar os corações.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Oiii Maria tudo bem?
    Eu sou perdidamente apaixonada por esse tipo de livro,eu não pensaria duas vezes a não ser realizar a leitura, ótima postagem e lindas fotos, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, faz tempo que não acompanho poesia, mas tenho alguns exemplares bem diversos. Gosto de acompanhar, especialmente a evolução da poesia. Esse livro parece trazer textos bem diversos. Gostaria de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu costumo dizer que amo poesia, porque amo mesmo e poesia boa para mim é aquela que cala na alma, me faz ver a beleza das coisas, o amor, o ódio e etc. Não entendo nada de rimas, versos e coisa e tal rs
    Então sua dica já está anotada! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria, tudo bem? Adorei a dica, eu não acompanho poesia com a mesma regularia do que os livros de prosa, por isso é sempre muito bom ver dicas assim. Sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sempre fui apaixonada por poesias, escrevia várias quando crianças. Mas depois, acabei deixando de lado. Conferir resenhas de livros desse gênero - e ainda por cima encantadores -, me dão certa nostalgia e uma sensação tão boa. Espero ter a chance de conferir esse livro <3

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho passado a gostar muito de livros de poesias e poemas, eles me deixam mais leve e também me inspiram. Eu gostei muito da sua indicação e pode ter certeza de que o livro está na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo