Resenha: livro "Em Poesia", Lara Braga, Coleção Mulheres Em Cena

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Em Poesia" da Lara Braga, publicado em 2017 pela Editora Bambual na coleção Mulheres Em Cena.

Resenha: livro "Em Poesia", Lara Braga, Coleção Mulheres Em Cena

 Lara Braga escreveu o melhor livro de poesias que eu já li na vida! A obra reúne poemas de sua autoria e algumas letras de músicas compostas em parceria com outros compositores. Eu comecei a leitura sem expectativa alguma, e nas primeiras páginas já me vi encantada pela poesia da Lara Braga!

 Já vi vários leitores dizendo que não gostam de poesia, mas acredito que o que tenha acontecido com essas pessoas é que elas ainda não conseguiram encontrar poesias com as quais se identificassem. O trabalho do poeta não é fácil, nem sempre o que ele coloca em palavras consegue ser compreendido e sentido por qualquer leitor, já aconteceu comigo. Mas eu compreendi e senti praticamente todos os poemas da Lara.

 A autora consegue fazer algo que admiro muitíssimo entre os poetas, que é contar uma história através de versos. Por exemplo, no poema "Salve Jorge" (páginas 16 e 17), conhecemos a história de um personagem que estava com uma dor, e a tia fez uma promessa para São Jorge para essa pessoa melhorar. Surtiu efeito, mas a pessoa descobriu que teria que pagar a promessa ao invés da tia. E pior, ao chegar na Igreja onde pagaria a promessa, descobriu que a tia prometeu para o santo errado!!!

 E autora nos traz temas bem atuais, como a vida agitada das grandes cidades. "A transfusão do Gullar" (páginas 33 e 32) é um poema onde um filme em homenagem ao Ferreira Gullar, escritor e poeta que faleceu em 2016, promove um encontro entre duas pessoas. Trecho:

"Eu guardo na memória
O flerte encantado
Inspirado e motivado
Pelos verso do Gullar"

 "O querer" (página 25) foi um dos poemas com que mais me identifiquei. os versos "Eu quero saber, aprender/ Você quer televisão/ Eu quero a natureza respirar/ Você quer comer e se deitar" super combinam comigo e com o meu marido que parece que tem um ímã que o prende deitado no sofá vendo televisão.

 "O poeta em poesia" (página 66) fala do trabalho do poeta de uma forma tão sincera que foi meu escolhido para postar lá no Instagram quando finalizei a leitura. Trecho:

"O poeta de hoje em dia
Faz do verso terapia
Tira onda de artista
Mas no fundo é agonia"

 "Eu fantasma" (página 60) é outro poema que me tocou, ao falar dos medos que nos aprisionam, dos fantasmas que nós mesmos criamos. Trecho:

"Tem uma fagulha
Um fio de esperança
Não desisto
Creio um dia
Anistio-me
Liberto-me de mim
Vou ser som de passarinho"

 "Divisa" (página 52) é um poema que nos faz refletir sobre a questão dos refugiados e também da migração e da xenofobia, se somos todos humanos, criar barreiras por quê? Trecho:

"O irmão é limitado
Castigado pela sina
De nascer em terra árida
Ou escassa de comida

Se a espécie é uma só
Porque é que há divisa"

Resenha: livro "Em Poesia", Lara Braga, Coleção Mulheres Em Cena
Resenha: livro "Em Poesia", Lara Braga, Coleção Mulheres Em Cena

 A edição de "Em poesia" (assim como a "Maria Isabel & Soraia", o outro livro da coleção Mulheres Em Cena) está caprichada, com um tamanho diferenciado (formato 15x18), capa linda com boa escolha de cores e fontes. Na segunda e na terceira capa (partes internas da capa) há ilustrações de flores e um poema da autora manuscrito na caligrafia da mãe dela. As páginas são na cor rosa claro, de um material agradável e não tão poroso como em outros livros com páginas coloridas que já vi. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. A diagramação tem fonte, espaçamento e margens de bom tamanho; as letras são coloridas, um tom de rosa escuro. Além de muitas ilustrações de plantas ao longo das páginas, os títulos de cada poema são colocados em locais estratégicos, e inclusive temos um poema de cabeça para baixo: "O avesso" (página 43).

Resenha: livro "Em Poesia", Lara Braga, Coleção Mulheres Em Cena

 Enfim, repito que "Em poesia" foi o melhor livro de poesias que já li na vida. Recomendo que leiam a obra, mesmo se nunca tiverem encontrado um livro de poesias com o qual se identificaram. Tenho certeza que pelo menos um dos poemas irá tocá-lo. Seja nas palavras de Lara para irmã, para o filho que está crescendo e já não quer mais o "grude" da mãe, para a filha que irá crescer e brilhar... Certamente a poesia de Lara Braga irá lhe encantar!

 "Brilha estrelinha cândida
 Porque a florzinha já se foi
 Para dar lugar à diva
 Que o tempo transformou"
(trecho do poema "Pluma", página 13)

 Detalhes: 94 páginas, ISBN-13: 9788592320911, Skoob. Saiba mais em: mulheresemcena.com.br.Onde comprar online: loja da editora, site da coleção.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam a coleção Mulheres em Cena? Gostaram dos trechos dos poemas?


Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

26 comentários

  1. Boa resenha bem interessante
    Adorei o seu blog e sigo

    Por favor visite o blog e nos siga
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/o-que-eu-achei-1-ira-dos-anjos.html

    ResponderExcluir
  2. Eu tô LOUCA nesses livros. Tô MUITO num momento de poesias assim. Tô querendo comprar... Ainda estava indecisa, mas seu post me deu mais ânimo!

    Beijoooos
    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoooro poesia!
    Vi seu post no Face e vim conferir.
    Não conheço ainda o livro nem a autora, mas fiquei encantada.
    Já quero!!!!

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Me amarrei, amo poesia e só pelos versos a autora é apaixonada por literatura. Vou ler com certeza! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, joia?
    Confesso que apesar de já ter lido diversos livros de poesia, ainda tenho um pouco de receio com esse tipo de obra. É algo que expõe muito a alma do autor e também do leitor. Não conhecia o livro mas gostei muito de toda a arte da edição além dos trechos postados. Realmente parece um ótimo livro. Talvez procure por ele nas próximas compras. :D

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  6. Que edição linda estou encantada mas confesso que não é o tipo de leitura que me atraia. Então apesar da ótima dica deixarei passar. Obrigada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a indicação pois adora poesias. As apresentadas aqui são realmente muito inspiradoras e nos fazem refletir muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com esses versos! Quero muito esse livro... Nos traz ótimas reflexões.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu adorei esse livro.
    A escrita dela é leve e nos aproximamos dela através das histórias contadas em seus poemas.

    Ela consegue mostrar seu amadurecimento através de suas palavras em poucas linhas.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu acho esse livro tão lindo, o projeto gráfico está de arrasar. E mesmo não sendo uma profunda conhecedora de poesias esse me agradaria muito a leitura.
    Adorei conhecer mais a partir da sua resenha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Maria que delicia de livro menina, fiquei tão apaixonada e interessada em ler que tu nem imagina, gosto de livros de poesias, ainda mais quando possuem letras de músicas com parcerias com compositores, dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Há tempos estou precisando de um livro de poesias para ler, e fiquei encantada por este, fora que a parte gráfica está linda!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Que livro mais lindo! Eu não sou muito de ler poesias assim, mas as vezes acho o livro tão bonito que acabo comprando!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e nem a autora, eu curto livros de poesias e adorei a sua dica. Parece ser uma bela leitura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu confesso que sou mesmo do tipo que nunca encontrou um livro de poesia com o qual se tenha identificado!

    Que bom que gostaste assim tanto dele, e que aconselhas a todos, com toda essa confiança! espero ler!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Menina que edição incrível . O livro já conquista pela aparencia, e juntando o fato de que amo poemas, já estou apaixonada. Adoreiiiiiiii demais e já esta anotado na minha lista de livros para 2018.
    Bjus Linda.

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado do livro eu vou declinar a leitura por não gostar muito de poesia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que amorzinho! Eu achei essa edição linda, é uma pena que eu não gosto tanto assim de poesias :(

    ResponderExcluir
  19. Aiiin eu quero!!! Eu sou dessas pessoas que diz não gostar mt de poesias, a complexidade delas, mas é bem como vc diz, não encontrei o tipo certo pra mim. Eu sempre falo isso para as pessoas que dizem não curtir mangá, haha! Mas amei esses livros ♥

    ResponderExcluir
  20. Ah que resenha incrível! Amo livros de poesia e esse parece ser a coisa mais gostosa do mundo, fora que essa capa é a coisa mais linda !

    ResponderExcluir
  21. OI!
    Apesar de não gostar muito de poesias, achei essa edição linda, e alguns trechos que você colocou completamente interessantes.
    Passo a dica por não gostar mesmo do gênero, mas é uma edição linda para presentear

    ResponderExcluir
  22. é exatamente o que você disse. Quando leio poemas, parece que não entendo ao certo o que o autor quis passar. Não consigo pegar a ideia da coisa... Não sei bem ao certo explicar, só sei que ao final eu fico meio frustrada... é bem ruim.
    MAs eu continuo tentando. Até encontrar o meu poema! :D
    Adorei sua resenha e seu entusiasmo com a leitura.
    Vou anotar a dica!

    Beijinho!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Achei muito bonito esse livro, a capa, cores, ilustrações e o conteúdo. Ótima sua resenha! Com certeza, vale a pena a indicação! bjo

    ResponderExcluir
  24. O que posso dizer, que amo poesia, seria até um clichê a julgar o nome de meu blog, desde que vi você divulgando esse livro, babei por aqui, não conhecia e fico feliz por você trazer realmente amor à literatura para seu blog, tem variedade, tem de tudo, fico mais feliz por você ter gostado de um livro de poesia.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Nossa o melhor da vida!!!! Poucas coisas podemos encaixar numa categoria assim né?
    Não entendo muito de poesia, mas nossa que livro mais lindo a diagramação e o material parecem estar bem caprichados.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Adorei sua resenha :) Não conhecia os livros, mas fiquei muito curiosa, já quero! Acabei de colocar eles na minha lista do Skoob.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo