Eu grifei um livro! Bate-papo sobre os prós e contras de grifar trechos em livros

 Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre algo que divide a opiniões entre os leitores, e que eu fiz pela primeira vez na vida! Usei canetas para grifar, para marcar um livro! Apertem o play para saber como foi essa experiência, entender os motivos de eu ter resolvido sublinhar partes de "O maravilhoso bistrô francês" e conferir também algumas dicas de com o quê marcar ou não marcar trechos importantes de um livro:



 Alguns leitores acham que sublinhar trechos em um livro é quase um crime. E eu concordo que, se o livro não for seu e se o dono não pediu que você faça marcações, grifos, escreva ou rabisque no livro, é sim algo muito errado.

 Já se o livro for seu, e se você pretender se desfazer dele depois da leitura (trocando, vendendo em um sebo, sorteando... afinal, não há como garantir totalmente que você vai amar aquele livro a ponto de não querer se desapegar dele, pode ser do seu autor preferido e mesmo assim você odiá-lo, você pode querer uma edição nova ou até mesmo precisar se mudar pra um lugar menor e ter que abrir mão de alguns títulos), as marcações podem atrapalhar, como comento no vídeo.

 Normalmente uso marcadores de papel para marcar partes importantes ou que mais gostei. Depois, copio essas citações para colocar na resenha do blog e tiro os marcadores. Mas e quando são tantas citações que não dá pra colocar todas na resenha??? Foi o que aconteceu com "O maravilhoso bistrô francês", e olha que a resenha conta com DOZE citações! Raramente colo post-its nas beiradas das páginas, não tenho muitos por ir pouco em papelarias para comprar.

Trecho, O maravilhoso bistro frances, Nina George
- Toda mulher é uma sacerdotisa - disse ela em seguida - Toda. - Ela se virou para Marianne, seu olhos violeta claros a água. - As grandes religiões e seus pastores atribuíram um lugar à mulher ao qual ela não pertence. Pessoas de segunda classe. A Deusa se transformou em Deus; as sacerdotisas, putas; e as mulheres que não quiseram se curvar, bruxas. E as capacidades especias de cada mulher, a adivinhação, a esperteza, a cura, a sensibilidade, foram e são diminuídas. - Ela limpou a terra na calca do macacão com as mãos. - Toda mulher é uma sacerdotisa quando ama a vida. Quando ela encanta a si própria e aqueles que são sagrados para ela. Já está na hora de as mulheres lembrarem que poderes se escondem dentro delas... A deusa odeia desperdício, e as mulheres se desperdiçam demais." (página 115, mais um trecho do livro "O maravilhoso bistrô francês" que não entrou na resenha)
 Como comento no vídeo, grifar minha prova de "O maravilhoso bistrô francês" da Nina George, Editora Record (clique no título para conferir a resenha, no vídeo falo um pouco sobre a história) me ajudou a extravasar a vontade de entrar no livro e sacudir os personagens quando eles faziam bobagens, além de eu ter usado as marcações para poder pesquisar depois no Google sobre músicas e lugares reais citados na trama (recomendo que ouçam "Hijo de la luna", o link pra música está nos cards do vídeo, exatamente aos três minutos e trinta e dois segundos).

 Enfim, eu acho que marcar trechos de um livro é algo que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida, pode ser uma sensação libertadora (como foi para mim), e cada vez que você abrir o livro e ver os trechos marcados, memórias podem ressurgir. Acho que também não é algo para se fazer com qualquer livro (as razões pra eu ter marcado "O maravilhoso bistrô francês" foram bem específicas), mas só com aqueles especiais. Na dúvida se o livro é ou não merecedor de marcações? No finalzinho do vídeo, dei algumas sugestões (não marquem com aqueles marca-textos, e não é só pelo risco de a tinta transferir para o outro lado da página!).

 Convido vocês para verem também o post onde fale sobre as semelhanças e diferenças entre os dois livros da Nina George: "A livraria mágica de Paris" x "O maravilhoso bistrô francês" (é só clicar aqui). E lembro que "O maravilhoso bistrô francês" é o prêmio do Top Comentarista de fevereiro, para concorrer (ao exemplar novinho, não a prova que grifei), é só comentar nos posts do blog e se inscrever clicando aqui. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem se vocês já grifaram algum livro (se ainda não, que tal experimentar?), se usam alguma coisa pra marcar as partes que mais gostam, se se incomodariam com um livro marcado.

* Cliquem aqui e participem dos sorteios que estão rolando no blog (e também tem sorteio na fan page e no Instagram).

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

18 comentários

  1. Oi Maria.
    Eu grifei apenas livros didáticos. Não tenho coragem de grifar os livros que leio por lazer rs
    Imagino que deva ter sido uma experiência bem libertadora.
    comprei um livro no sebo que tinha grifos e foi uma boa experiência ver o que outra pessoa tinha achado importante ou interessante o bastante para grifar. Acho que você acaba dando mais atenção à aquilo que está grifado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria.
    Eu costumava marcar meus livros sim, sem pena nenhuma, tenho muitos assim aqui em casa. Mas desde que comecei a trocar livros no skoob, me obriguei a parar de marcá-los, afinal, a maioria dos leitores não gostam...

    Bjs, Vanvan.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria!

    Sempre marco os trechos que gosto dos livros que leio, porque aprecio rever as partes que eu mais gostei quando pego o livro novamente. Cada marcação, para mim, significa um ponto de reflexão, aquele instante em que parei a leitora para refletir sobre aquilo que o (a) autor (a) quer passar e o que as palavras dele significam para mim. Mas sempre marco a lápis, não uso caneta.

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  4. A Clayci de anos atrás acharia isto um crime. Mas atualmente desencanei com isso. Então eu grifo, anoto e faço tdo que tiver vontade. Pois sei que quando pegar aquele livro novamente vou gostar de rever minhas marcações rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Bah guria, marcar ou nao marcar? Eis a questão... na verdade isso é muuuito particular de cada um. Eu tenho dificuldade de desapego mesmo nao gostando do livro que dirá rabiscar, autografar ou colar post it. Também nao troco livros rasurados ou marcados, pois cada um sente o livro de seu modo e nao quero ser "influenciada" com marcações alheias.. Vou confessar que livros autografados pelo autor tudo bem, mas dedicatória naaaooooo aahhahahaha, ou seja, livro virgem quase intocado ou usado SEM marcações são minha preferencia.
    Aproveito para agradecer a oportunidade de participar de um TC, foi minha primeira vez e adorei, é uma interação diferente e espero poder continuar em outras.. Valeu muito e foi uma experiencia interessante. Até a proxima

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria!
    Não vou dizer que acho isso horrível como muios leitores acham, mas não riscaria um livro meu por entender que não é para isso que ele serve, por isso tenho um caderninho de quotes, se gostei eu vou lá e já escrevo nele, não importa quantas sejam... Também adoro ganhar livros com dedicatórias, acho tão pessoal, representa mesmo que a pessoa te conhece e gosto de você, assim como dedico todos os livros que dou de presente.
    Enfim, acredito que seja mesmo libertador, mas não pretendo conhecer essa liberdade, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria!
    Que coragem! rsrs
    Acho que s´´o grifei livros na época de escola e olhe lá ainda, morro de dózinha ...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu Sou muito apegado eu acho meus livros tia não acha que eu gritaria partes dele eu acrescentaria postites do lado alguma coisa para marcar as citações que eu amei

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria!

    Confesso que essa é uma experiência que não me sinto nenhum pouco tentada a fazer kkk Só de ver um livro grifado me dá uma dorzinha no peito... Aplaudo sua coragem, mas essa experiência eu passo kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu não escrevo em meus livros de forma alguma, até dói meu coração em pensar, mas assim como você marco com papel os trechos importantes. Acho que ainda não estou preparada para algo tão radical na minha vida literária.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei bem legal assistir ao teu vídeo e ver a sua opinião. Eu não marco os livros de maneira permanente, sempre uso post-its ou marcadores de páginas mesmo (quando os post-its acabam). Não tenho essa coragem de marcar o livro assim como você, mas só acho errado (assim como você falou) se o livro não for da pessoa, fora isso cada um faz o que quiser com o seu exemplar.

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Eu até entendo quem gosta de marcar assim, mas eu nunca conseguiria. Tenho pavor de ver um livro todo rasbiscado.
    Eu prefiro marcar com post-it. Eu geralmente vou muito pouco na papelaria também, então quando eu vou eu sempre compro uma boa quantidade que vai durar até a próxima vez. Eu não consigo imaginar marcar com outra coisa mais. Já me viciei.
    Beijos
    https://umlugarparaleresonhar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria, tudo bem?
    Não uso marcadores e nem marca texto, quando preciso grifar um livro uso o lapis. Acho um crime marcar permanentemente um livro, mas isso é o que eu acho! Conheço pessoas que amam marcar livros e quanto mais coloridos melhor! Apesar que grifo mais livros técnicos e sempre lápis, mesmo que seja xerox! Adorei o post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu grifo os livros técnicos. Os meus livros da universidade são todos marcados. Já os livros de literatura, dificilmente eu marco algo. Uso muito post it.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu só grifo livros que não tenho nenhum apego sentimental. No caso, os livros de faculdade. Por outro lado, os livros de literatura eu não grifo de jeito nenhum. Se eu não gostar do livro, esses grifos podem me atrapalhar de passar para frente (principalmente, vender no sebo). Por outro lado, se eu amar o livro, não vou querer ficar com ele todo grifado. Por esse motivo, adoro os post-its e nunca fico sem.
    De qualquer forma, se você gostou da experiência e grifar o livro te ajudou de alguma maneira, é o que importa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Bom sou daquelas que quando não gosto do livro ou eu vendo no sebo ou acabo doando mesmo, só quando eu ganho o lvro de presente, aí mesmo não gostando eu fico pois foi presente.
    Quanto a marcar, não costumo fazer, não condeno quem o faz, mas eu não faço. Que bom que vc se libertou kkkkkkk, quem sabe seu video influencia outras leitoras a fazer o mesmo?
    Geralmete tiro foto da parte que gostei para depois colocar na resenha ou anoto o numero da página em um bloquinho que tenho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria, fiquei enlouquecida com o filme SE EU FICAR e de madrugada, após assistir, comprei os dois livros pela internet. Quando chegaram, rabisquei os livros, fiz marcações e realmente foi bom, pq é muito gostoso fazer isso, porém no segundo livro me arrependi completamente, por realmente não ter gostado do título e ter ficado com ele preso, porque para trocas realmente o povo é exigente. Eu sempre leio o livro e ando com folhas soltas dentro dele, para anotar algo que seja necessário pesquisar posteriormente, quando não é possível fazer isso, dobro a ponta da página (sei que muitos odeiam), mas para mim é a única solução).

    Meu sonho é comprar ou ganhar um kindle e poder grifar tudo lá, ficará salvo, fácil de pesquisar, será leve, enfim. Com certeza trocaria feliz meus livros de papel por ele, mas por enquanto ainda não estou podendo gastar, nem com tamanha segurança para ficar andando com um desses para lá e para cá. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Teve uma época que usei marcadores de texto para os livros, mas ai depois comecei a usar post it, alguns são caros, mas acho que fica mais bonito e preserva mais o exemplar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo