Primeiras Impressões: livro "Nihil", Carolina Mancini [Projeto Próximo Capítulo]

 Olá pessoal, tudo bem? Li os nove primeiros capítulos, cerca de 44 páginas, do lançamento da Editora Estronho, o livro "Nihil",  escrito pela Carolina Mancini (mesma autora de "Dias de Chuva", já resenhado aqui no blog) e nesse post venho dizer o que achei, ou tentar, pois cheguei à última página do arquivo de primeiras impressões totalmente sem palavras!

Primeiras Impressões: livro "Nihil", Carolina Mancini [Projeto Próximo Capítulo]

 Imaginem que bombas caíram sobre a Terra (ou teriam sido anjos que despencaram do céu, destruindo tudo o que era tocado por suas imensas asas?). Depois disso, muita fumaça e cinzas criaram uma neblina espessa, que não permitia ver quase nada. As pessoas se refugiaram em suas casas, ou onde encontraram abrigo, mas a comida está acabando, aqueles que tentaram sair por algum motivo, não voltaram, ou voltaram sem partes do corpo.

 Seria a neblina corrosiva? Ou haveriam monstros sedentos por sangue lá fora? O que causou a neblina? Seria o apocalipse pregado pelos fanáticos religiosos? Seria culpa da poluição causada pelo homem? Uma manobra do governo para aprisionar a população? Essas foram algumas teorias que surgiram nesses primeiros capítulos, onde não acompanhamos um personagem específico, mas temos vários relatos de pessoas muito diferentes, unidas pela incerteza sobre o futuro e sobre o que há lá fora.

 Me envolvi bastante com esses primeiros capítulos e estou curiosíssima para saber o que mais acontecerá até a última página. Será que teremos respostas sobre a causa da neblina? Será que ela se dissipará? Haverá esperança para os personagens? Eu espero que sim! "Nihil" me parece uma ótima indicação de leitura, tanto para quem gosta de distopia, quanto para quem gosta de terror.

 Alguns trechos:

Nós estamos morrendo e nosso passatempo é medir a evolução de nossa degeneração.
O pai de Miguel resolveu sair, voltou sem um braço e metade de uma perna.
E tantos esforços e sacrifícios para quê? Tantas contas pagas atrasadas, tantas horas extras. Dias e dias chegando tarde em casa juntando centavos a mais, e meu tempo gasto enriquecendo patrões. Tudo para acabar aqui!
Estava escrito nos jornalecos religiosos distribuídos em frente às igrejas o anúncio de mais um fim do mundo – notícia que nunca foi uma novidade.
Eles podem fazer qualquer coisa, sabia? Os nano robôs. Sim, tudinho, até se ligar ao nosso cérebro e nos fazer acreditar que existe uma camada de ar cinza e espesso, muito poderoso, corrosivo, do lado de fora. Assim ficaríamos trancados para sempre enquanto algum mandachuva traça um plano diabólico para a humanidade.

 Se você ficou curioso para ler esses primeiros capítulos também, a editora os disponibilizou aqui (clique). Para adquirir o livro em pré-venda, acesse o blog da autora: http://carolinamancini.blogspot.com.br/2018/04/nihil-em-pre-venda.html.


Nihil, Carolina Mancini
 Sinopse: Enclausurado por muito tempo, o ser humano definha.
Do lado de fora, uma espessa neblina dominou países inteiros. Ela mata quem se arrisca a desbravá-la, espalha vísceras, sangue e entrega os gritos a um estranho lugar sem cheiros, sons, luz ou escuridão.
Do lado de dentro os sobreviventes enfrentam sua subsistência. Não há água encanada, ondas de rádio ou energia elétrica. Falta comida e os sentimentos são confusos e intensos.
Em outro momento, não há sol ou chuva para se observar. Não há divisão entre dia ou noite. Os relógios estão parados e qualquer esperança já se fragmentou, mesmo que alguns ainda esperem por algo que já nem sabem se existe ou mesmo se tem um nome.

Sobre a autora: Carolina adotou o sobrenome Mancini em homenagem à avó com quem passava grande parte de seus dias durante a infância. Formada em teatro, é professora de artes na rede municipal de São Paulo.
Participou por três anos com textos e ilustrações quinzenais para o site Quotidianos e escreveu a história juvenil O Mirante do Tempo, para o folhetim do Jornal de Brusque.
Publicou seu primeiro romance de fantasia “Dias de Chuva” em 2016, pela Editora Estronho, além de ter participado de antologias de fantasia, terror e poesia. De maneira despretensiosa, atualiza contos em seu perfil do Wattpad e vídeos no Youtube, e este ano (2018) retorna para o terror com o lançamento de Nihil, também pela Editora Estronho.


 * O tema de abril do Projeto Próximo Capítulo, do qual participo com outras blogueiras, era "Primeiras Impressões", para conferir primeiras impressões de outros livros, acesse os blogs participantes: Enjoy BooksInstantes MemoráveisDegradê InvisívelViver em Dois MundosGaláxia dos DesejosPróxima PrimaveraCapítulo 1Porre de Leitura e LivrosLivro ApaixonadoNerdisseVeja os outros posts do Próximo Capítulo: apresentação10 capas mais bonitas da estante5 livros com personagens femininas.


Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Mari, obrigada pelas palavras fortes, cheias de intensão e passando tão bem a atmosfera do livro. Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari.
    Achei esse projeto super interessante, mas sou tão ansiosa, que nunca ia conseguir parar uma leitura no meio para fazer uma postagem sobre primeiras impressões!! Rs... Parabéns pela força de vontade!! Rs...
    Ainda mais quando o livro está tão incrível como esse!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. A premissa do pouco que nos apresentou se se mostra totalmente envolvente, me lembra O Nevoeiro, que eu adoro. Fiquei mega curiosa e vou aguardar a resenha do livro completo, mas pelo pouco que sei eu já quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei interessante essa obra, irei procurar saber mais sobre ela, sinto que se eu ler irei gostar bastante do que a autora criou, você conseguiu me deixar curiosa com as suas primeiras impressões!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que história diferente! Só com isso já fico feliz porque ela foge da mesmice e as vezes é disso que precisamos. Fiquei bastante envolvida e creio que essa era intenção né? Nos conquistar só com os primeiros capitulos pra ficarmos com um gostinho de quero mais haha.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que legal essa proposta. Não conhecia a obra e nem a autora. Gosto de conhecer as primeiras impressões e parece ter te envolvido bastante o enredo. Vou aguardar pra conhecer seu olhar através da trama completa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    A pegada me lembrou um pouco de caixas de pássaros, mas fiquei bem interessada e curiosa.
    vou aguardar a resenha, estou bem curiosa.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Que projeto bacana, mas confesso que não gosto de fazer as primeiras impressões de livros, principalmente quando agrada da forma com que você mencionou, porque até termos o livro completo para ler é uma tortura. rs
    A premissa parece bacana, curto histórias de anjos e tals. Não conheço o trabalho da autora, mas fico na expectativa para ler a resenha completa da obra aqui.

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir
  9. Que "Primeiras Impressões" mais completinha... to aqui bem ansiosa pra ver a resenha toda porque só esta degustação me deixou com vontade de ler tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria! Gostei muito desse primeiro contato! Achei super interessante a maneira como a autora pegou um elemento batido e deu uma nova cara, onde tem alguma coisa desconhecida acontecendo lá fora, é perigosa, mas as pessoas reagem de maneiras diferentes e a curiosidade também é elemental. Gostei muito da premissa e quero saber o que a história pode trazer.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  11. Uau. Curti o enredo. Bem, bem interessante. Gosto de ler enredosassim. E realmente, parece ser um enredo que deixa o leitor sem palavras. O dia que for possível quero conferir a obra. Bexus :*

    ResponderExcluir
  12. Oie
    que bom que até então o livro está funcionando para você, muito legal saber mais pois até então não conhecia e achei muito interessante a capa

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Me lembrou muito o enredo de A Névoa.
    Não conhecia o texto ou a autora, e espero que você aprecie a obra como um todo. Fico no aguardo da resenha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom ter as primeiras impressões antes de ler algum livro, ou até mesmo assistir algo. Adorei a resenha, ficou bem explicada e bem informativa. Adorei

    ResponderExcluir
  15. Oi, que bom que você gostou do livro. Fiquei pensando aqui se conseguiria ficar com essa curiosidade, ler apenas essa quantidade de páginas. Enfim, espero que você possa ler o restante em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo