Resenha: livro "Com outros olhos", Editora Estalo

 Olá pessoal, tudo bem? A resenha de hoje é muito especial, pois venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro "Com outros olhos: crianças invisíveis", uma antologia lançada pela Editora Estalo em 2017, e onde o meu conto "Enquanto o dia não amanhece" foi publicado. Vocês podem apertar o play ou continuar lendo:



 No ano passado vi no Facebook que a Editora Estalo estava recebendo textos para uma antologia onde o autor não teria que pagar nada para participar. Não me lembro ao certo se os contos tinham que ser narrados por crianças ou ser sobre crianças. As histórias deveriam se passar em Prisma, o fictício planeta mais belo da Galáxia Jardins e mostrar que, mesmo num planeta tão bonito, as crianças passavam por dificuldades que nem sempre eram compreendidas pelos adultos.

 Eu já tinha um conto escrito, chamado "Enquanto o dia não amanhece" (sobre duas irmãs que precisam esperar o dia amanhecer para fugir de um monstro), que não foi selecionado para outra antologia na qual o inscrevi. Fiz algumas modificações na história para se adequar ao que a Estalo pedia, e nessa busca por adequar o conto, fui percebendo que talvez ele não estivesse mesmo bom para a primeira seleção.

 Quando a gente recebe um não em uma antologia, fica uma certa tristeza por nossa ideia não ter sido aceita, mas é uma lição necessária para um autor: nem sempre o que a gente escreveu já está pronto para ser publicado, na maioria das vezes são necessárias muitas melhorias, como aprendi ao aprimorar o conto. Por exemplo, a inteligência da minha protagonista, a capacidade dela de planejar, aos nove anos, a fuga com a irmãzinha, era algo totalmente possível se ela fosse de outro planeta, já para uma garota da Terra, poderia não ficar muito convincente.

 "Andávamos de cabeça baixa, tentando ao máximo passar despercebidos na cidade opressora e sufocante. Eu não era mais uma pessoa, era um animal vagando em uma selva de diamantes, indiferente a qualquer pegada que deixasse para trás.
 Eu senti medo. Um terror sufocante. Tive vontade de chorar. Meu pai me segurava firme, pois éramos o apoio um do outro. Perguntei-me como ele conseguia passar por tudo aquilo todos os dias. Era... cruel..." (páginas 60 e 61, conto "Entrevista de emprego", Lucas Barreto Teixeira)

 Eu sou uma leitora que ama contos e antologias. E, durante a leitura, fiquei muito impressionada com a qualidade dos 17 contos selecionados pela Estalo. Do primeiro ao último, o nível foi muito equilibrado, muito bom. Já li antologias onde um conto se destacava ou destoava, que eu lia e ficava pensando "por que ele foi selecionado"? Mas em "Com outros olhos" isso não aconteceu, todas as histórias estavam dentro da temática da obra, era possível ver uma coesão entre elas, cada um tinha algum elemento interessante, na escrita, na história, num personagem, no tema...


*** Sobre cada conto ***

✨Comecei ontem a ler o #livro "Com outros olhos", antologia da Editora Estalo onde um conto meu foi publicado. Já li os 4 primeiros #contos e venho comentar sobre eles aqui. . 🍁"Maria das Galáxias" do André L. R. Magalhães começa com "Era uma vez" e é narrado por uma garotinha que acha que tem um monstro no guarda-roupa. . 🍁"Enquanto o dia não amanhece", escrito por mim, fala sobre uma menina que quer levar sua irmãzinha para longe de um monstro. . 🍁"A esperança em um desejo da Bianca Lindsye S. Reginaldo me fez ficar com o coração apertado ao ver 3 irmãos sendo maltratados por uma "tia". . 🍁"Eu, Filó e o tapete azul" da Dalva do Prado C. Miguel é uma fofura sobre um gatinho muito especial😻. Quatro histórias ótimas! Estou impressionada com o nível da #antologia! #literaturanacional #JornadaMLV
Uma publicação compartilhada por Maria - Pétalas de Liberdade (@marijleite) em

Então, li mais 4 #contos da #antologia Com outros olhos, e continuo agradavelmente surpresa com o tanto de contos bons e bem escritos que a Editora Estalo selecionou pro #livro. Vamos conhecer alguns deles: . "Nem tudo o que parece é" da Milena Marães é sobre uma garota que encontrou amparo num monstrinho, mas descobriu que ele não era o que parecia. . "Entrevista de emprego" do Lucas B. Teixeira nos traz um personagem recordando os motivos que o levaram a estar se candidantado àquela vaga. . "O carro branco" da Dalva do Prado C. M. fala sobre crianças que repararam num misterioso carro e descobriram algo sensacional. . Junto com o conto anterior, "Laços" do Wladson G. S. Sena concorre ao troféu de favorito do livro, com a incrível história de outras raças ameaçando Prisma, planeta onde as histórias do livro são ambientadas. Já fica a recomendação para que leiam #ComOutrosOlhos. . #literaturanacional #JornadaMLV #bookgram #igreads #booksofinstagram #blogliterario #bookreview #ilovebooks
Uma publicação compartilhada por Maria - Pétalas de Liberdade (@marijleite) em

Uma publicação compartilhada por Maria - Pétalas de Liberdade (@marijleite) em

Os 5 últimos #contos da antologia "Com outros olhos" da Editora Estalo se mostraram tão bons quanto os 12 anteriores! 🍁E se as crianças tivessem que trabalhar pros adultos? Essa é a premissa do comovente "O menino da bola de pedra" da Priscila J. Lucas. . 🍁"Não é tão simples assim" da Samara Santos mostra como uma filha ficou deprimida com a ausência do pai. . 🍁"Imaginação de uma criança invisível" do Josué G. Cabeceira traz uma criança e seus incontáveis "porquês". . 🍁"Cassandra e o filhote de lobo" do Lucas V. Pires tem uma protagonista corajosa. 🍁E o conto do José L. S. de Lima encerra essa antologia maravilhosa falando sorte "O poder do sorriso". Super recomendo! Gostaram dos posts sobre o livro? #literaturanacional #instabook #booklovers #bookinstagram #lovereading #leitura #literature #instaliterario
Uma publicação compartilhada por Maria - Pétalas de Liberdade (@marijleite) em

 E talvez esse nível tão equilibrado até possa ser um ponto negativo, porque é difícil escolher uma história favorita para destacar, uma que tenha sido a mais marcante, a melhor da antologia. Falei um pouco sobre cada uma lá no Instagram (imagens acima para quem quiser conferir). No vídeo, destaco "A esperança em um desejo" escrito pela Bianca e que fala sobre crianças que sofrem muito estando sob a guarda de uma tia, e foi muito doloroso ver as dificuldades que essas crianças passavam, pois a gente sabe que esses maus tratos acontecem na realidade. Em "Um sequestro em Prisma", o Lucas Mendes de Oliveira conseguiu escrever uma história emocionante de um menininho solitário, que tinha como único amigo o seu cachorrinho Bacon, e ele enfrentou muitos perigos pra salvar esse cachorrinho.

"Seu pelo é branco com manchas pretas e ele tem apenas dois anos de vida.
 É meu melhor amigo.
 Lembro que antes dele chegar, sempre um monstro vinha me visitar, principalmente quando estava frio! Não sabia bem o que era, mas papai me dizia que era uma coisa chamada solidão. Depois que ele chegou, o monstro nunca mais me assustou." (página 101, "Um sequestro em Prisma")

 "Eu, Filó e o tapete azul" da Dalva do Prado C. Miguel fala sobre maus tratos aos animais. "O carro branco" da Dalva do Prado C. M. ficou marcado na minha memória, fala sobre crianças curiosas sobre um misterioso carro no estacionamento. "Laços" do Wladson G. S. Sena traz a incrível história de outras raças ameaçando Prisma.  O conto da Ironi Jarger, "A moça dos balões coloridos", é a tocante história de uma mãe em busca da filha desaparecida... Eu poderia falar de cada conto, mas a resenha ficaria enorme. Alguns pendem mais para a fantasia, com monstros; alguns são narrados numa linguagem bem infantil, parece mesmo uma criança contanto, tem para todos os gostos, mas todas as histórias estão dentro do universo infantil, da forma como crianças podem ver o mundo.

 "Meses depois do desaparecimento da menina, ela comprou balões coloridos. Sua filha não sabia ler, mas conhecia as cores." (página 91, "A moça dos balões coloridos", Ironi Jarger)

Resenha, livro, "Com outros olhos", Editora Estalo, antologia
Resenha, sinopse, capa, trechos, livro, Com-outros-olhos, Editora-Estalo, antologia

 A edição da Estalo está com uma qualidade ótima, capa bonita, páginas amareladas, poucos erros de revisão, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de detalhes nas bordas das páginas (que mostrei melhor no vídeo).

 Detalhes: 200 páginas, ISBN-13: 9788594013033, Skoob. Onde comprar online: loja da editora, Shoptime, Americanas. Disponível no Kindle Unlimited.

 Enfim, fica a minha recomendação para que leiam "Com outros olhos", um livro com histórias maravilhosas e bem escritas da primeira à última página; acredito que, certamente, ao menos uma delas vai encantá-lo. Foi uma leitura que gostei muito, e que espero que vocês também gostem de fazer. Para quem, assim como eu, também escreve e sonha em publicar, essa minha experiência de participação na antologia me deixou uma impressão muito boa sobre o trabalho da Estalo.

* TOP COMENTARISTA de abril, clique e participe.
 * Clique aqui e participe dos sorteios de livros no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

16 comentários

  1. Oi Mari! Que bacana ter um conto selecionado para uma antologia! Ainda que tenha recebido algumas negativas, ter êxito nesta vez serve pra fortalecer sua vontade e aprimorar o que poder melhorado! Eu escrevo muito, mas não tenho coragem de mostrar pra ninguém.. Não conhecia essa antologia, e apesar de não gostar muito de contos, adoraria conhecer essas histórias com crianças nesse planeta belo..


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Enquanto que você ama antologias, eu já não sou muito fã, tenho um sério problema com contos, ou acho eles rasos demais ou fico na expectativa por uma continuação. Enfim, achei essa capa muito bonita e alegre, ao meu ver combina bastante com a proposta da antologia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola, eu não gosto de analogias ou contos pois nunca consigo entender mais achei a capa super bonita. Enfim passo essa dica

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Acho engraçado que sempre quando mandamos um conto para avaliação, achamos que ele já está perfeito; mas aí recebemos um feedback e acabamos arrumando tanta coisa, né? Sempre fico surpresa porque, depois dos feedbacks, a história sempre acaba ficando melhor do que estava antes.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas o tema me deixou curiosa. Fiquei curiosa para ler seu conto também :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria!

    Tudo bem? Antes de mais nada: parabéns pela publicação do seu conto. Deve ser algo incrível.

    Ainda não conhecia o livro, mas achei o tema da antologia bastante interessante, mas no momento estou preferindo histórias mais longas do que contos.

    A capa está super fofa e bateu uma certa curiosidade, vou guardar a dica para quando estiver afim de ler uma boa antologia.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Parabéns pela publicação do conto! E já ouvi falar dessa antologia, talvez por divulgação da editora ou por outros leitores, mas achei bastante interessante a proposta dos contos, e se eu tiver a oportunidade irei ler sim!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. eu curto muito contos apesar de ter lido poucos, a capa eu achei linda parabens pela publicação do seu conto sucesso
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Achei muito legal a ideia e achei a capa bem bonita a editora de fato está de parabéns, infelizmente não sou fã de contos, mas leio de vez em quando, então vou anotar a lista e voltar a esse livro quando for a vez de ler contos.

    Beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu dificilmente leio contos atualmente, mas curti bastante a ideia dessa antologia. Uma pena que seu conto não foi selecionado, mas não desista! Além do mais, haverá novas oportunidades.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Hello!!
    Parabéns pelo conto ser publicado, a gente fica naquela felicidade enorme ao ter em mãos uma obra que fazemos parte.
    Ainda nao conhecia "Com outros olhos" e gostei demais do pouco que falou de cada um, crianças e animais sao o meu fraco e ter histórias que retratam esse universo sempre me deixam bem emocionada.
    Vou depois ler todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então com certeza os contos desse livro lhe emocionariam ♥.

      Excluir
  11. Olá, tudo bom?
    Primeiramente, parabéns pela conquista! É muito legal ver o nosso trabalho sendo lido por outras pessoas né? Deve ser um sonho realizado ♥ Achei super interessante isso que você falou sobre o 'não' e enxergar sua história com outros olhos depois dele.
    Quanto a antologia, fiquei bem curiosa para conferir, ainda mais sabendo que vou encontrar contos de qualidade e super criativos.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não leio com muito frequência antologias, mas andei lendo uns esse ano e curti.
    Vou anotar essa dica, até porque fiquei bem curiosa...
    E parabéns pelo seu conto! Fico feliz que não desistiu de primeira! Muito sucesso para você!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não conhecia esse livro, mas conferindo sua resenha confesso estar extremamente instigada, pois adoro contos e antologias e em especial estou mais ansiosa para conferir o seu conto, rs. Sem dúvidas, anotarei a dica! Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Primeiramente parabéns pela publicação do seu conto nesse livro. Achei muito legal sua persistência. Eu já li várias antologias e em quase todas tive essa impressão: "mas por que esse conto foi selecionado?" alguns contos destoam muito do conteúdo do livro, fico contente que isso não aconteça com esse e acho legal ser difícil escolher apenas um conto queridinho.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari,
    Não conhecia a editora. Parabéns pela publicação e sucesso com as vendas, agora é divulgar muito e cativar cada vez mais leitores. E os nãos só servem para nos deixar mais forte!!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo